NÃO ESQUEÇAM ATLETAS, PROCUREM UM CARDIOLOGISTA E SOLICITE O PARECER CARDIOLÓGICO INFORMANDO QUE VOCÊ ESTÁ APTO PARA PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS E ENTREGUE A SEU PROFESSOR NA ACADEMIA; ISSO IRÁ TRAZER SEGURANÇA PARA VOCÊ E PARA SUA ACADEMIA.
sábado, 24 de março de 2012
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA
TODOS NÓS SABEMOS O QUANTO É IMPORTANTE REALIZARMOS ATIVIDADES FÍSICAS. A ACADEMIA SOL NASCENTE PREOCUPA-SE COM ISSO E DIVULGA ISSO ENTRE SEUS ATLETAS. VEJAM ABAIXO UM VIDEO DO DESENHO HE-MAN QUE FALA SOBRE ATIVIDADE FÍSICA E DA IMPORTÂNCIA DO FAZER EXAMES MÉDICOS REGULARMENTE PARA VERIFICAR COMO ANDA A SAÚDE.
ACADEMIA SOL NASCENTE TRI-CAMPEÃ PERNAMBUCANA
NO ÚLTIMO DOMINGO, 18 DE MARÇO, A ACADEMIA SOL NASCENTE SAGROU-SE TRI-CAMPEÃ PERNAMBUCANA. AO TODO FORAM 17 ATLETAS CAMPEÕES, 03 ATLETAS VICE-CAMPEÕES E 03 ATLETAS TERCEIRO COLOCADOS. ABAIXO ALGUMAS FOTOS:
Indo pro campeonato, no ônibus.
Edmar levantando a taça de campeão 2012.
Alguns dos atletas, outros foram embora mais cedo.
Matheus Henrique - Bi-campeão pernambucano.
Laisa - Campeã Pernambucana (detonou na luta)
Matheus e Marcos.
Luiz - outro campeão
Carol - vice-campeã.
Luana - Bi-campeã pernambucana
Brenner Alessandro - Vice-campeão 2012.
Alguns dos atletas comemorando e Anderson, um dos amigos que ajudam a academia.
sexta-feira, 16 de março de 2012
17° CAMPEONATO PERNAMBUCANO
O Campeonato Pernambucano de Taekwondo 2012 acontecerá dai 18 de março, esse domingo agora, na Vila Olímpica de Rio Doce.
A Academia Sol Nascente, atual bi-campeã pernambucana (2010 - 2011) irá defender o seu titulo e tentar o tri; para isto está preparando uma grande equipe e irá se apresentar, neste domingo, com todo gás. Compareçam a Vila Olímpica de Rio Doce e prestigiem este campeonato.
A Academia Sol Nascente, atual bi-campeã pernambucana (2010 - 2011) irá defender o seu titulo e tentar o tri; para isto está preparando uma grande equipe e irá se apresentar, neste domingo, com todo gás. Compareçam a Vila Olímpica de Rio Doce e prestigiem este campeonato.
segunda-feira, 12 de março de 2012
domingo, 4 de março de 2012
Atleta de Paulista é destaque no Open Olinda
O atleta da academia Dragão Vermelho, de Maranguape 1, Paulsita, Mayconn Gullit , de 18 anos, foi destaque no Open Olinda que aconteceu hoje, 03 de março de 2012, sagrando-se campeão em sua categoria. O atleta merece destaque no blog da Academia Sol Nascente por ter ido representar o município do Paulista. Parabéns Gullit, sucesso para você.
CAMPEONATO BRASILEIRO EM SÃO PAULO
Será realizado 29° Campeonato Brasileiro e o 14°Word Open de Taekwondo em Atibaia - São Paulo, nos dias 28 e 29 de abril de 2012. A ACADEMIA SOL NASCENTE está preparando seus atletas para ir a esta competição. Até o momento está praticamente certa a ida dos atletas Professor Elvis Ricardo, Edmar Ricardo e Edyolimpio Lins e do atleta Matheus Henrique. Vejam abaixo o banner de divulgação do campeonato e o endereço para quem quizer ir prestigiar o evento. Lembramos que a FEPETI esta organizando um ônibus com saída prevista para a madrugada da segunda (23/04) para a terça e volta programada para o domingo (29/04) assim que terminar a competição; a passagem custa R$ 350,00 e pode ser parcelado em 3x no cartão. Os interessados devem procurar a Federação com certa antecedência para poder assegurar sua vaga e viabilizar a contratação do transporte.
Endereço da FEPETI:
Rua da Independência, 29, Edf. Brasilar, Sala 1.504, St° Antônio, Recife - PE.Tel. (81) 3224-5582, 9984-0511, E-mail: fepeti@fepeti.com.br
Professores Elvis Ricardo, Edyolimpio Lins e Edmar Ricardo
Atleta Matheus Henrique
Local: Ginásio de Esportes José Pires Alvim (Elefantão)
Capacidade: 1200 pessoas
Endereço: Av. Horácio Neto, 1061 – Loanda
(Atibaia/SP)
sábado, 3 de março de 2012
TAEKWONDO MARCIAL OU ESPORTIVO?
TAEKWONDO MARCIAL OU ESPORTIVO?
02 Fevereiro 2011 JOSÉ AUGUSTO MACIEL TORRES (Ph.D) Artigos
Apesar de todos os antigos praticantes, muitos deles atualmente professores e mestres terem iniciado com práticas marciais dentro do taekwondo, todos tiveram que voltar suas atenções a um contexto esportivo, de caráter olímpico. Isto gera com certeza conflitos entre o Taekwondo do passado com o que ele é hoje. Nos primórdios do taekwondo no Brasil todos os seus praticantes tinham finalidades meramente marciais. E naquele momento histórico os mestres coreanos passaram o mesmo ensinamento recebido na Coréia. Tinha-se então uma abordagem do Taekwondo como Arte e não como esporte. Durante as aulas se enfatizava-se muito os combates de forma realista, e uma forte exigência na praticidade e beleza das técnicas marciais; principalmente nos golpes com pernas, a essência do taekwondo.
Na década de 70 ,quando o taekwondo foi introduzido em nosso pais, todos aqueles que queriam praticá-lo estavam empolgados com os filmes do lendário Bruce Lee e com o seriado Kung-Fu, estrelado pelo então saudoso David Carradine, lembrado pelo seu contexto filosófico e espiritual. Os espetaculares chutes, principalmente os executados com saltos, executados pelos praticantes do taekwondo levavam ao delírio todos que sonhavam em ser como Bruce Lee, na perícia marcial. Naquela mesma década surge a revista DO, editada pelo Mestre Woo Jae Lee, que se caracterizou pela divulgação marcial ,com destaque para o taekwondo,em todo o território nacional. Este Mestre escreveu, em 1976, juntamente com Luiz E. B. Mergulhão Filho, obra intitulada Aprenda Taekwondo, publicada pela Edtora Brasil-América(EBAL). Obra esta que contribuiu para a divulgação do taekwondo em todo o país. Nesse período os escritos,que eram poucos, empenhavam-se nos aspectos marciais. Onde se dava primazia às técnicas de lutas, não na esportividade, mas sim na marcialidade, às práticas do taekwondo. O público que praticava esta modalidade de origem coreana queria:luta e suor. Afinal, o taekwondo naquele tempo não tinha cunho esportivo, e nem tão pouco era esporte olímpico. O tempo passou e a visão hoje é outra. O século XXI chegou com muitas surpresas e novidades. Inclusive no taekwondo. Afinal ele se tornou esporte olímpico e agora integra o contexto dos projetos sociais, que têm como condição fundamental o trabalho com crianças e adolescentes objetivando melhorar o caráter e oferecer uma educação holística à população carente; isto tudo através de trabalhos com grande aceitação nas favelas e bairros carentes em geral, das grandes metrópoles brasileiras. Isso levou os docentes do taekwondo, mestres e professores, a se preocuparem com uma nova abordagem em suas aulas. Fez-se necessária uma inovação no tocante às práticas desta modalidade marcial coreana.
Desenvolver um taekwondo voltado para a esportividade, onde o que importa é a formação de atletas olímpicos? Ou seguir as origens do taekwondo e desenvolvê-lo como realmente gostamos, voltado para a marcialidade, onde os chutes “voadores” são expostos de forma bélica e em lutas reais ou semi-reais? Em verdade: SER OU NÃO SER ESTA É A QUESTÃO ? Difícil ou não de ser respondida e/ou vivida esta celeuma é preciso decidir o que é melhor.
Em razão disso, temos visto muitos mestres e professores de taekwondo, que devido às mudanças se voltarem a modalidades marciais que prezam pela aplicabilidade de lutas, tais como o hapkido, que se centra na defesa pessoal, o Tang Soo Do, que se baseia nos princípios marciais coreanos, entre outras. As aulas de Taekwondo devem ser ministradas consevando o que de bom o ensinamento antigo tem, a sua essência, e ao mesmo inovar sempre.
Cada vez mais o taekwondo se volta para o aspecto olímpico e, conseqüentemente, esportivo. E é necessário que estejamos preparados para estas novas visões pragmáticas, que fazem desta modalidade marcial coreana cada vez mais conhecida e respeitada mundialmente. Devemos então nos aprofundarmos nos estudos sobre quais são os aspectos da esportividade e sua correlação dentro das atividades físicas; pois é nelas que se encontra o futuro do taekwondo.
Então é isso, Musashi morreu, porém suas idéias continuam vivas dentro de cada um de nós que, direta ou indiretamente, amamos a filosofia marcial.
A IMPORTÂNCIA DA DEFESA PESSOAL
A IMPORTÂNCIA DA DEFESA PESSOAL
27 Agosto 2011 José Augusto Maciel Torres Artigos
De forma errônea ao falarmos sobre defesa pessoa na maioria das vezes pensamos somente no uso de socos e pontapés objetivando machucar uma única pessoa e/ou várias pessoas em curto espaço de tempo.
Isto se caracteriza em um ledo engano. Haja vista que o principal objetivo da defesa pessoal é exatamente não ferir os outros e ao mesmo tempo evitar sair ferido. Pois, em verdade, o maior patrimônio nosso é a VIDA. Tendo em vista que o NASCIMENTO é uma mera LOTERIA e a MORTE é a mais pura certeza. Não cabendo o direito a nenhum ser humano a retirada da VIDA, o mais precioso patrimônio do individuo, somente havendo exceção quando sua própria VIDA está ameaçada.
A defesa pessoal é um termo bem LATO SENSU e não uma conceituação meramente STRICTO SENSO. Pois a ação de se defender ou assim fazer em defesa de outros é algo feita somente por meios dos usos de socos e pontapés se caracteriza por ser algo muito simplório dentro da real conceituação da defesa pessoal. Apesar de sabermos que socos e pontapés, inclusive quando bem aplicados, é uma ótima forma de defesa pessoal. Porém não é o principal mecanismo, nos dias atuais, da defesa pessoal, como pensam a maioria dos leigos e até mesmos por muitos marcialistas (instrutores, professores, mestres e praticantes).
Compreendemos então que a essência da DEFESA PESSOAL é o esforço racional para proteção de algum bem, seja este a sua vida ou de outros, integridade física, social ou emocional, ou ainda da propriedade. Inclusive é bom lembrar que a legitima defesa objetiva ENCERRAR A AGRESSÃO. Sendo a condição básica da defesa pessoal a ATITUDE PREVENTIVA que seria uma visão meramente PROATIVA. Algo que facilmente é desenvolvido através de uma vivencia tácita.
O ato de se defender e o da violência são meramente NATURAIS no ser humano. Sendo que todos nós nascemos com instintos de DEFESA e de ATAQUE, o ato violento propriamente sabido. Cabendo ao contexto social, de cunho meramente educativo, criar as NORMAS para condicionar a gestão da AGRESSÃO e da DEFESA, criando assim LEIS que irão possibilitar um processo de DIREITOS e DEVERES dos indivíduos dentro da sociedade. Concluímos assim, que a defesa do bem maior do individuo, que é a VIDA, é algo instintivo e coube ao estado, de forma histórica e social, criar princípios de igualdade, dentro do contexto de direitos e deveres, para todos os seus cidadãos. Inclusive criando leis e aplicando-as de forma justas e igualitárias.
Dentro de uma visão axiológica e seguindo métodos epistemológicos vigentes em cada sociedade existem REGRAS para possibilitar limitações sociais e individuais para a DEFESA PESSOAL. Usando-a assim sem exageros e limitando-a, dentro do possível, inicialmente para preservação do grande bem do ser humano, que é a VIDA. Gerindo condições de limitações e sistematização da defesa pessoal, para que exista legitimação no revide ou contraposição, baseados em padrões aceitos de formas culturais e sociais, que são variáveis, em cada civilização.
Observamos então que a LEGITIMA DEFESA se caracteriza, em qualquer parte do mundo, como um mecanismo que pode ser usado por qualquer um para defesa da sua vida e/ou da de outros, com finalidades semelhantes. Dentro do contexto neoliberal, no qual vivemos no mundo atual, é preciso que tenhamos uma visão da importância da feitura de cursos e/ou afins de defesa pessoal para que possamos garantir um processo de metodologia e profilaxia para nós mesmos estarmos cientes do que podemos fazer, teoricamente e/ou praticamente, ao sermos agredidos, fisicamente ou psicologicamente, por terceiros, sendo isto produzido, na maioria das vezes, por um estado alterado da consciência ou má fé.
Acreditamos então que a defesa pessoal se caracteriza por ser um conjunto de medidas ostensivas ou discretas com a finalidade de colocar de forma preventiva a proteção de pessoas físicas e/ou jurídicas contra riscos ocasionais ou provocados, que venham a criar problemas na sua integridade física, bens patrimoniais ou até mesmo aspectos organizações empresariais. Colocando assim a defesa pessoal como um mecanismo da eliminação do caos e pela volta do equilíbrio individual, social e empresarial, quando usado em casos específicos.
É importante no processo da legitima defesa o menor uso da emotividade e maior uso possível da racionalidade, algo que no momento do conflito é muito difícil de ser feito. Pois ao assim agirmos, iremos eliminar a possibilidade de transformarmos o nosso agressor em uma vitima. Pois toda violência exposta ao público cria indignação. Daí surge a importância de se ter constantes treinamentos, teóricos e práticos, dentro da defesa pessoal para no momento exato do fato conflitante possamos fazer surgir o contexto tácito, que é muito importante nestes momentos de crises. Tendo em vista que as constantes repetições dos movimentos da defesa pessoal, aliados a um processo de emotividade e racionalidade, possibilitará um pleno condicionamento psicobioespiritual (mente, corpo e espírito) para no momento preciso ser feito o ato tácito, que vem a surgir através dos mecanismos explícitos de cunhos repetitivos.
Ao fazermos uso da legitima defesa,pois neste momento estaremos defendendo a nossa integridade física, temos que ter consciência do que estamos a fazer. Procurando sempre a neutralização. Isto deve ser entendido como uma ação do ofendido de somente fazer uso dos recursos disponíveis para neutralizar o ato maléfico no qual foi exposto em sua direção.
A neutralização é o centro da legitima defesa , pois o objetivo neste caso não é exagerar no revide e sim neutralizar a ação agressora maléfica dentro de um contexto que seja suficiente para nossa defesa e acima de tudo com um cunho moderado da força.
Faixa preta 2º. Dan em taekwondo (LNT), Mestre em karate e hapkido, Professor universitário, Doutor em Filosofia e em Psicologia e Presidente da Federação de Taekwondo Interestilos da Bahia.
Fonte:
CONFRATERNIZAÇÃO DOS FAIXAS PRETA 2011 DA FEPETI
Alguns dos faixas pretas da FEPETI e Associação Leão de Judá
Banho de rio
Brincadeiras e premiações, Prof. Edmar recebendo medalha.
Cair faz parte.
Elvis recebendo premiação.
Professor Edmar na corrida de saco
Professores Elvis, Edyolimpio e Edmar.
ELVIS RICARDO - LUTA
VÍDEO DA LUTA DO PROFESSOR ELVIS RICARDO, 16 ANOS, NA 3° COPA JABOATÃO DE TAEKWONDO. ELVIS LUTOU COM O ATLETA IGOR, DA ACADEMIA DO MESTRE RILDO E COMO DE COSTUME, SAIU COM MAIS UMA VITÓRIA PARA SEU CURRÍCULUM. VEJAM O VÍDEO.
ATLETAS TEREZA CRISTINA E VITÓRIA EM QUEBRAMENTOS
AS ATLETAS TEREZA CRISTINA E VITORIA REALIZARAM QUEBRAMENTO DE PLACAS DE GESSO NA 3°COPA JABOATÃO DE TAEKWONDO, OBTENDO, AMBAS, O PRIMEIRO LUGAR. PARABÉNS AS ATLETAS, VEJAM OS VIDEOS.
D. Cristina, exemplo a ser seguido, pois tem mais de 40 anos de idade.
Vitória, de apenas 12 anos de idade.
MATHEUS REALIZANDO QUEBRAMENTO
O VÍDEO ABAIXO É DO ATLETA MATHEUS HENRIQUE DE APENAS 06 ANOS, REALIZANDO QUEBRAMENTO COM GESSO. FORAM 12 PLACAS, RESULTADO: CAMPEÃO DA 3° COPA JABOATÃO.
sexta-feira, 2 de março de 2012
FOTOS DO EXAME DE FAIXA E CONFRATERNIZAÇÃO
Confiram algumas fotos do último exame de faixa, realizado em dezembro de 2011 e da festa de confraternização.
Assinar:
Postagens (Atom)