domingo, 28 de abril de 2013

MUDANÇA DO DIA DE TREINAMENTO

Atenção Guerreiros Sol Nascente, em virtude do feriado do dia do trabalhador na quarta feira, 1° de maio, o nosso treinamento ocorrerá na segunda feira, amanhã, 29 de abril, às 19:00. Lembramos que é só nesta semana que o treinamento da segunda feira será aberto a todos, já que, é apenas para faixas pretas e candidatos a faixa preta.
Mais uma vez lembro, quarta feira. 1° de maio não tem aula, a aula será segunda na associação às 19hs.


Academia Sol Nascente

17 comentários:

  1. A emenda das Regras de competição da WTF foi aprovada na Assembléia Geral, realizada no dia 12 de abril, em Madri, Espanha, na ocasião do 17º (10º feminino) Campeonato Mundial de Taekwondo, efetivado para os eventos de Taekwondo de 2006 promovidos pela WTF.
    A mudança das regras de competição foi recomendada pelo comitê de reforma da WTF com o intuito de tornar as competições de Taekwondo mais interessantes e mais fáceis de serem julgadas (entendidas) pelos expectadores. Os detalhes da emenda foram apresentados pelo comitê de reforma e arbitragem à Assembléia Geral para aprovação.
    As Regras Novas incluem: reduzir a área de luta (ou área de competição) de 12 x12m para 10 x 10m, uso de luvas, diminuição da duração das lutas na categoria masculina para 3 rounds de 2 minutos, sistema de desempate por “morte súbita”, decisão de superioridade após empate no 4º round, aumento do número de juizes de uma luta para 1 árbitro central e 4 juizes laterais e ponto adicional para a aplicação de técnicas difíceis no rosto do adversário.
    Entre as novas regras, a diminuição da duração das lutas na categoria masculina e o sistema de desempate por “morte súbita” já foram introduzidos durante o 17º (10º feminino) Campeonato Mundial de Taekwondo. Entretanto, a regra sobre o ponto adicional para o atleta que aplicar uma técnica difícil no rosto do adversário, ainda será definida sobre sua efetivação.
    Segue abaixo a explicação detalhada das Novas Regras de Competição (traduzida para o português):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Academia de Taekwondo Sol Nascente vai representar Paulista em competição na cidade de Passira
      Atletas da Academia de Taekwondo Sol Nascente de Maranguape II, estarão no próximo domingo (04), representando o município de Paulista, em uma competição na cidade de Passira.




      A Academia que 60 alunos, e tem eu seu grupo seis faixas preta, sendo duas mulheres, já teve atletas que foram tetra campeões pernambucanos (2010 a 2013), Bi-campeã da taça libertadores da América 2010 e 2012, bi-campeões brasileiros, e campeões do pernambuco open, e copa Jaboatão.


      As aulas acontecem nas quartas a partir das 19h, e aos sábados a partir das 7h, na Associação da comunidade de Maranguape II, e nas terças e quintas no bairro da Aurora sempre as 19h.

      Excluir
    2. Taekwondo – O que significa?

      Por Ms. Fernando Ribeiro
      Taekwondo – O que significa?
      Taekwondo
      Traduzindo literalmente do coreano:

      - TAE significa saltar, voar, esmagar com os pés;

      - KWON significa bater ou destruir com as mãos;

      - DO significa o caminho, a arte, o método, a filosofia.

      Mestre Fernando Ribeiro explica que traduzindo o TAEKWONDO significa “O Caminho dos pés e das mãos”.

      Todas as atividades do TAEKWONDO estão baseadas em táticas defensivas, pois este esporte nacional se desenrola como defesa própria contra o ataque inimigo. Cada movimento do TAEKWONDO é desenhado cientificamente com um propósito específico de desenvolver a crença de que o sucesso é possível a cada um. A constante repetição ensina a paciência e a transpor obstáculos.
      O tremendo poder mente/corpo desenvolve a auto confiança para enfrentar qualquer adversário em qualquer lugar e qualquer situação. Nos tempos antigos, a vida social causava uma carência de forças físicas e agilidade corporal de toda gente. Por isso quando chegava a velhice, às vezes, os corpos se faziam demasiados caducos. Pois o TAEKWONDO assegurava boa saúde, beleza física, agilidade e serenidade mental de quem o praticava.
      Os exercícios do TAEKWONDO mantêm confiança em si mesmo, não só a força física, mas também a disciplina mental, porque são desenroladas técnicas superiores para defesa pessoal, usando seu corpo inteiro. Para o praticante de TAEKWONDO seu corpo inteiro é uma arma; é capaz de atacar e defender facilmente qualquer agressor com as mãos, punhos, cotovelos, joelhos, pés ou qualquer parte do seu corpo.
      O mais importante é que este esporte nacional no solo, serve como uma arte marcial superior de defesa própria, sendo que oferece notavelmente bom sentido ao seu exercitante, pois o que tem confiança e si mesmo se mostra extraordinariamente generoso com os outros, não teme a seu adversário de maneira nenhuma, porque não abusa jamais de sua força para atacar injustamente o outro, porque já obteve uma atitude mental de modéstia, através da exercitação do TAEKWONDO. No Brasil a nossa modalidade que é Olímpica tem como entidade maior a Confederação Brasileira de Taekwondo CBTKD, que tem como Presidente Grão Mestre Carlos Fernandes.
      Em conclusão, as virtudes de modéstia e generosidade estão fundamentalmente baseadas na confiança em si mesmo.
      Tal confiança em si mesmo, física e mental é benéfica à sua vida pessoal, à sua família e à sua vivência dentro da nação. A “forma” do TAEKWONDO compreende várias posturas, cada qual, tem um caractere peculiar, que está, estritamente relacionada com outras. A “Forma” consiste em umas vinte e quatro posturas interconectadas. Bloqueio, golpe, pontapés sob as formas mais frequentes usadas no TAEKWONDO e todas estas se mantêm em obras precisamente com as mãos, pés, punhos, segundo as partes mais vitais do adversário a quem ataca e, portanto se toma postura lateral, postura de gato ou postura de cavalgada, entre muitas outras, segundo requer as circunstâncias.

      Excluir
    3. TAEKWONDO tem dois estilos de competição. Competição de estilo livre em que se pode usar livremente as técnicas adquiridas no ataque ou defesa e a competição previamente regulamentada em que os competidores têm que respeitar o acordo já tomado para a prática ou demonstração.

      O Taekwondo pode e deve ser visto também como uma arte marcial muito bonita e eficiente, ao qual os praticantes usam as técnicas de Chutes, defesas, bloqueios, socos, cotovelos, joelhos aonde o praticante tem conhecimentos abrangentes de técnicas de sobrevivência, ou seja no inicio dos primórdios o Taekwondo foi criado para defesa de sua pátria e sobrevivência, portanto os praticantes são dotados de técnicas apuradas e especificas

      Os competidores têm que dominar o curso de competição previamente regrada e assim poderão apresentar-se nas competições de estilo livre.

      O combate ensina a humildade, coragem, vigilância, espírito imbatível, faculdade de adaptação e auto controle. As posições próprias ensinam a flexibilidade, equilíbrio e coordenação de movimentos, enquanto os exercícios fundamentais, ajudam a desenvolver a precisão e ensinam princípios e objetivos.

      O TAEKWONDO está composto de três elementos: Forma (POOMSE), competição (KYORUGUI) e Rompimento (KYOKPA). TAEKWONDO requer uma grandiosa concentração mental, coisa que nos permite produzir uma força quase incrível.

      Assim o TAEKWONDO oferece uma auto disciplina severa e ao mesmo tempo um espírito de cooperação e mútuo respeito.

      Para os adeptos dessa arte o TAEKWONDO representa mais que o mero uso físico de movimentos hábeis, implica também, um modo particular de vida e de disciplina, bem como uma moral sã e um ideal nobre.

      Taekwondo

      Os movimentos do TAEKWONDO conjugados com o espírito se transformam em belos movimentos, pois possuem velocidade, equilíbrio, flexibilidade e ritmo envolvendo destreza no emprego dos pés e das mãos para a rápida imobilização do oponente.

      As técnicas de chutes principais das quais saem muitas outras são:

      AP TCHAGUI Chute Frente
      YOP TCHAGUI Chute Lateral
      TOLHO TCHAGUI Chute Semi circular
      NERYO TCHAGUI Chute de cima pra baixo
      MIRO TCHAGUI Chute empurrando
      BANDAL TCHAGUI Chute inclinado
      TIT TCHAGUI Chute para tras
      PAKKAT TCHAGUI Chute de dentro para fora
      AN TCHAGUI Chute de fora para dentro

      Destas técnicas sairão:
      Timio Ap Tchagui, Timio Yop Tchagui, Timio Tolho Tchagui (Saltando)
      Kulo Ap Tchagui, Kulo Yop Tchagui, Kulo Tolho Tchagui (Meio Pulo)
      Mondomyo Ap Tchagui Mondomyo Yop Tchagui Mondomyo Tolho(Giratorio)

      Excluir
    4. De Yeo Jin Kim

      HOJE, DIA 8 DE AGOSTO É O DIA DO TAEKWONDO BRASILEIRO.
      EM 1970, FOI INAUGURADA PRIMEIRA ACADEMIA DE TAEKWONDO NO BRASIL, NO TRADICIONAL BAIRRO DA LIBERDADE (ACADEMIA LIBERDADE).
      Parabéns nosso dia e, sucesso a todos!

      Excluir
    5. DIFERENÇAS ENTRE PROFESSOR E EDUCADOR: No entanto, existem diferenças gritantes entre a figura do professor e do educador. O professor tem a função de transmitir o seu conhecimento, enquanto o educador é comprometido com a formação integral do ser humano e com a sua interação com a família e a sociedade. O professor sai de casa para mais um dia de aula, enquanto o educador busca formas para promover a transformação do seu aluno. O professor vê no erro do aluno apenas um erro enquanto o educador o vê como fase de transição no processo de aprendizagem. O professor impõe seus ideais como centro do conhecimento, enquanto o educador é um mediador da relação ensino-aprendizagem.

      Excluir
    6. 27/03/2013

      Nutrientes necessários para os exercícios físicos

      Conheça os nutrientes que não podem faltar antes da academia!

      Por Larissa Faria

      nutrientes-academia-m


      Os nutrientes são a base da sustentação do corpo durante qualquer atividade física. É por meio deles que o organismo recebe energia, preserva os músculos, protegem as artérias e proporcionam um desempenho satisfatório durante o exercício. Além disso, uma boa alimentação pode prevenir a hipoglicemia, cãibras e desmaios durante os treinos. Veja os nutrientes essenciais para quem pratica uma atividade física e conheça os benefícios que eles fazem pelo seu corpo!

      • Proteína: essencial para aqueles que querem ganhar massa muscular, pois a proteína é o principal nutriente para o desenvolvimento corporal. "A ingestão de proteína é fundamental para preservar a massa magra (músculo) durante o treino e evitar a degradação muscular", garante Andreia Gonzalez Barbeiro, nutricionista Funcional do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas.

      • Carboidratos: constitui a maior fonte de energia do corpo, portanto, não pode faltar antes e depois da atividade física. "O carboidrato é essencial para um potente estímulo à insulina, um hormônio essencial para anabolismo muscular por participar da ativação da síntese proteica muscular", enfatiza Thiago Volpi, nutrólogo esportivo do Espaço Volpi, em São Paulo.

      Andreia orienta a preferir os carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico, como farinha de trigo integral, aveia, soja, legumes, frutas e vegetais, "pois fornecem um fluxo constante de energia ao corpo e evitar os carboidratos de alto índice glicêmico, que são liberados rapidamente na corrente sanguínea e isso resulta em um rápido aumento de energia, seguido por uma queda rápida".

      • Lipídios: devem ser consumidos em quantidades moderadas, sempre optando pelas gorduras boas - gorduras insaturadas (mono e poli-insaturadas). As gorduras monoinsaturadas, presente em alimentos como castanhas, nozes, amêndoas, azeite de oliva extra virgem, amendoim, linhaça, óleo de linhaça, abacate e salmão, tem a capacidade de proteger as artérias do corpo humano, além de promover o aumento do colesterol bom (HDL) e reduzir o colesterol mau ou ruim (LDL). De acordo com o nutrólogo Thiago, "a alimentação dos desportistas deve ser rica nesse tipo de gordura para que ele tenha uma condição melhor de saúde e um desempenho satisfatório em seus treinos físicos".

      • Vitaminas e Minerais: esses elementos são importantes para o funcionamento do organismo, reações metabólicas, sistema imunológico e em especial para o rendimento de atletas e praticantes de atividade física.

      • Água: uma hidratação adequada contribui para evitar a fadiga muscular e o esgotamento físico. Vale lembrar que a reposição de água no organismo não se dá pelo volume, e sim pela frequência! "Beba água frequentemente e em pequenas quantidades antes, durante e depois da competição", orienta Thiago Volpi.

      • Eletrólitos: "No caso de exercícios intensos, além da ingestão de água precisamos ter atenção com os eletrolítico como sódio, cloro e potássio, além da glicose para manter a glicemia estável", ressalta Andreia.

      Thiago Volpi afirma que o cardápio ideal para os praticantes de atividade física deve conter todos os nutrientes nutrientes, ingerindo alimentos dos diferentes grupos alimentares: carboidratos (pães, cereais integrais, massas, arroz, etc.), proteínas (carnes, ovos, leite e derivados), vitaminas e minerais (hortaliças, verduras e frutas), fibras e água.

      Um nutricionista poderá montar um cardápio mais específico, em que levará em conta as características genéticas e condições de treinamento para cada pessoa. Feito isso, lembre-se que apenas o hábito levará ao sucesso.

      - Gostou dessa matéria? Quer participar e deixar suas sugestões para a SHAPE? Clique aqui e participe.


      ** Aproveite e curta a página da Revista Shape!

      Excluir
  2. DECISÕES
    1- Vitória por pontos ou superioridade
    Nesse caso o campeão é determinado pelo placar final ou pela decisão de superioridade.
    ATRIBUIÇÃO DOS ÁRBITROS OFICIAIS
    1- Composição dos árbitros oficiais
    A) Não usando protetor de tronco eletrônico: os oficiais serão compostos por um (1) árbitro e três (3) juizes.
    B) Usando protetor de tronco eletrônico: os oficiais serão compostos por um (1) árbitro e dois (2) juizes.
    ARBITRARIEDADE E SANÇÕES
    1- Composição do quadro de arbitragem
    A) Qualificação dos membros: membros do Conselho Executivo da WTF ou pessoa com experiência suficiente no Taekwondo recomendados pelo presidente ou secretário geral da WTF.
    B) Composição: um presidente e menos que seis membros mais o delegado técnico.
    C) O presidente e os outros membros do quadro de arbitragem serão escolhidos pelo presidente da WTF através da recomendação do secretário geral da WTF.
    2- Responsabilidade
    O quadro de arbitragem deve fazer correções de erros de julgamento conforme suas decisões considerando protestos e tomar ações disciplinares contra os oficiais que cometeram o erro de julgamento ou alguma conduta ilegal e os resultados devem ser mandados para a Secretaria da WTF. O quadro de arbitragem deve também ser intitulado de Comitê Extraordinário de Sanções concorrentemente na competição para os assuntos relacionados à administração da competição.

    ResponderExcluir
  3. http://www.federacaotkdmt.com.br/novo/arbitroseregras.htm

    ResponderExcluir
  4. Vídeos de Poomsae





    CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA ASSISTIR
    AMARELA

    AMARELA/VERDE

    VERDE


    VERDE/AZUL

    AZUL

    AZUL/VERMELHA

    VERMELHA


    VERMELHA/PRETA

    1º DAN

    2º DAN

    3º DAN


    ResponderExcluir
  5. http://www.federacaotkdmt.com.br/novo/videos.htm

    ResponderExcluir
  6. Graduações:
    Kwanjannim = Grão Mestre (graduação superior - acima de 6º Dan) e Mestre (acima de 3º Dan)
    Sabomnim = mestre - 4º Dan
    Kiosanim = professor/Instrutor - 1º ao 3º Dan
    Kwonwon = Alunos

    Referentes aos treinamentos:

    Dodjan = Sala de treinamento
    Dobok = Roupa de treinamento
    Tí = Faixa

    Principais comandos:

    Kukie Derraio KianLhe = saudação as bandeiras
    KianLhe = saudação
    Murupkuro = ajoelhar
    Andja = sentar
    Irosô = levantar
    Tchariot = sentido
    JumBi = preparar
    Shidjak = começar
    Chio = descançar
    Kuman = cessar
    Parô = sentido e cessar
    Retchiô = à vontade

    Números:

    1 (um) = Hanã
    2 (dois) = Dulh
    3 (três) = Set
    4 (quatro) = Net
    5 (cinco) = Dasôt
    6 (seis) = Iosôt
    7 (sete) = Ilgob
    8 (oito) = Iodol
    9 (nove) = Ahob
    10 (dez) = Iol

    ResponderExcluir
  7. Seguem abaixo os vídeos dos Tae Guk e Poom-se que podem ser usados como referência para os treinamentos.

    Tae Guk's:

    --------------------------------------------------------------------------------

    1º Tae Guk Il Jang: Representa o símbolo do "keon", um dos 8 Kwaes (sinais divinos), que significa o "positivo e o negativo". Como o "keon" simboliza o começo da criação de todas as coisas no universo, recomendamos o Teguk il jang no treinamento de Taekwondo. Esse poom-se é caracterizado pela sua facilidade na pratica, que consiste na sua maior parte de fazer as ações básicas, como are-maki, montong maki, montong dirgui, e ap-tchagui. O aluno do 8º Gub pratica esse poom-se.

    2º Tae Guk I Jang: Simboliza o "Tae", um dos 8 sinais divinos, que significa a firmeza e a suavidade externa. Uma introdução de olgul-maki é um novo desenvolvimento desse poom-se. As ações de aptchagui aparecem mais freqüentemente do que no Teguk Il Jang. O aluno de 7º Gub pratica esse poom-se.

    3º Tae Guk Sam Jang: Simboliza o "Ra", um dos 8 sinais divinos, que representa "quente e resplandecente". Isso encoraja o aluno a abrigar um senso de justiça e ardor pra treinar. Uma realização bem sucedida desse poom-se dará ao aluno uma promoção a uma faixa verde com ponta azul. Novas ações como: han sonnal mok thigui e han sonnal iop maki. Esse poom-se é caracterizado pelas sucessivas defesas e ataques. É dada ênfase para os contra-ataques empregados contra o ataque do oponente. O aluno do 6º Gub pratica esse poom-se.

    4º Tae Guk Sa Jang: Simboliza o "Jin", um dos 8 sinais divinos, que representa o grande poder do trovão e da dignidade. Os novos movimentos são: sonnal montong maki, pyon son cut seo thirgui, jebi poom mok thigui, yop tchaqui, montong bacat maki e dung jumok olgul ap thigui. Em vários movimentos usamos a base duit kub caracterizando assim esse poom-se. O aluno do 5ºGub pratica esse poom-se.

    5º Tae Guk Oh Jang: Simboliza o "Son", um dos 8 sinais divinos, que representa o vento, significando tanto uma força potente quanto a tranquilidade de acordo com sua força e fraqueza. Novos movimentos são: me jumok nerio tchigui, palkup dolio tchigui, iop tchamio iop dirugui e palkup pyo jok tchigui. Também é caracterizado pelas sucessivas defesas de montong maki e are maki. Os alunos do 4º gub praticam esse poom-se.

    6º Tae Guk Yuk Jang: Simboliza o "Kam", um dos 8 sinais divinos, que representa a agua, significando um continuo fluxo e suavidade. Novos movimentos são: han sonnal pitrô maki, olgul bacat maki, are retchiô maki e batang son montong maki. Deve-se ter cuidado para fazer com que o pé do chute termine no ponto certo apos o dolio-tchagui, a palma da mão do batang son montong maki, deve ficar na altura do peito, no han sonnal pitrô maki virar bem o tronco para o lado oposto da perna da frente, sem levantar o calcanhar de trás. Ele é praticado pelo aluno do 3º gub.

    7º Tae Guk Chil Jang: Simboliza o "Kan", um dos 8 sinais divinos, que representa a montanha, significando ponderação e firmeza. Novos movimentos são: sonnal are maki, batang son gudurô montong maki, montong rethio maki, iop dirgui, murup tchigui, gauí maki, du jumok jetchio dirgui, otgorô are maki, ding jumok bacat tchigui e bo jumok. Uma conexão refinada de movimentos é importante para treinar esse poom-se. Os alunos de 2º gub praticam esse poom-se.

    8º Tae Guk Pal Jang: Simboliza o "Kon", um dos 8 sinais divinos, que representa o "yin" e a Terra, significando a origem e a povoação e também o começo e o fim. Novos movimentos são: goduro montong maki, eu santul maki, dangyo tuk tchigui e goduro are maki. Esse é o ultimo dos 8 Teguk, que poderá permitir ao aluno passar pelo exame de promoção ao 1º Dan (faixa preta).

    ResponderExcluir
  8. Os seguintes pontos deverão ser considerados durante a prática do POOMSE:

    1. O POOMSE deverá iniciar e terminar exatamente sobre a mesma marca. Isto indicará a acuidade dos movimentos do praticante;
    2. A correta postura e expressão facial deverão ser mantidas por todo o tempo;
    3. Os músculos do corpo deverão ser tencionados ou relaxados de acordo com os momentos críticos do exercício;
    4. O exercício deverá ser realizado com movimentos rítmicos e com leveza;
    5. Os movimentos deverão ser acelerados ou desacelerados de acordo com o padrão do POOMSE em exercício;
    6. Cada POOMSE deverá ser realizado com perfeição antes de passar para o próximo estágio;
    7. Os estudantes deverão conhecer a finalidade de cada movimento;
    8. Os estudantes deverão realizar cada movimento com realismo;
    9. As técnicas de ataque e defesa deverão ser igualmente distribuídas entre os pés e as mãos.

    TAEGUK

    Os TAEGUKs simbolizam o céu e a terra, a magnificência do universo. A posição TAEGEUK é o movimento que mostra o princípio da filosofia universal, baseando-se na teoria do positivo e negativo de TAEGEUK. As Linhas de movimento também se baseiam nos PARLGYE (oito GYE), onde são explorados todas as posições de defesa, ataque, avanço, recuo, velocidade, intensidade de força. O essencial dessa posição está na exatidão e velocidade da respiração e movimento, a mudança rápida e correta do centro de equilíbrio, onde temos a aplicação da filosofia universal TAEGEUK.

    Tae Guk é o símbolo sobre a regra científica da criação do universo e da maneira de viver do homem. A palavra significa: TAE – Início e GEUK – Infinito.

    O Tae Guk é formado da junção do Mu-Geuk ( círculo ), Yang I ( curva em vermelho e azul ) e seus Parl Gues ( oito trigramas de harmonia da natureza ).

    1. Tae Guk – Luz, centralização do universo e da vida.
    2. Um Guk – Força, raiz da vida.
    3. Yang I – Movimento de evolução do universo e da vida humana como combinação entre a força positiva e a negativa ou entre a matéria e a não-matéria.

    Os três são formados em um só.

    4. Parl Gue – São os oitos trigramas (céu, satisfação, fogo (sol), trovão, vento, água, montanha e terra) da natureza com o Tae Guk que cria harmonia e desenvolve os acontecimentos do universo. Quando o traço é maior significa positivo e menor negativo.

    Histórico
    No século 35 a.C. no reino de Sin Si, o príncipe Bok-He, caçula (12º filho do rei Te Ui), recebeu sabedoria através de três espíritos ( Hwan In, Hwan Um e Hwan Gum – formadores da península da Coréia ) e o Parl Gue no templo onde rezava para Dan Gun ( Fundador da Coréia ). Na sua profissão era especialista em chua e natureza – desenhou Ra-Do (um dragão que sai do Rio Hwang Ra na China carregando o sol, a lua e as estrelas). Assim foi criado o Tae Guk e o Parl Gue que mais tarde foram desenvolvidos e completados pelos sábios Moon, Ju Gong, Gong Ja e Il Bu Kim.

    FUNDAMENTO
    O Poomse é fruto científico da história e de acontecimentos de 5 mil anos de existência da Coréia. Pode-se observar e, sua parte técnica que o Kyorugui é a aplicação do Poomse na prática. Mesmo na teoria, pode-se descobrir uma maneira de agir do Poomse. Podemos finalizar dizendo que o Poomse do Taekwondo é um modo de se executar movimentos com a utilização de métodos, obtendo assim o aperfeiçoamento físico e mental.

    ResponderExcluir
  9. Taeguk e Poomsae

    Pela nossa história ( Taekwondo no Brasil ) o POOMSE, terminologia atualmente usada para FORMA é também conhecida como HYONG ou TURL.
    A antiga lei do oriente era similar ao Código de Hamurabi, “olho por olho, dente por dente”, e era rigorosamente praticada, durante um combate, mesmo quando a morte era acidental. Neste tipo de ambiente e desde o presente sistema de combate livre ainda não tem sido desenvolvido, era impossível para um estudante de artes marciais praticar ou testar sua habilidade individual de ataque e defesa se - não contra um verdadeiro oponente. A evolução individual era certamente obstruída, até uma praticante criar sua primeira FORMA (POOMSE).

    As FORMAS eram movimentos fundamentais variados a maioria dos quais representando ou técnica de ataque ou de defesa, constituindo uma seqüência lógica e definida.

    O estudante praticava sistematicamente com vários oponentes imaginários em diversas situações usando todas ferramentas de ataque e bloqueio possíveis em diferentes direções. Estas práticas de formas capacitam o estudante a treinar muitos movimentos fundamentais em série, desenvolver técnicas de combate, melhorar a flexibilidade dos movimentos, condicionar o físico, desenvolver músculos, controlar a respiração, desenvolver movimentos fluidos e suaves e ganhar ritmicidade dos movimentos.

    Capacitava também o estudante a adquirir determinadas técnicas especiais que não poderiam ser obtidas por outro exercício básico ou de combate. Uma FORMA pode ser comparada a uma unidade tática se o movimento for um treino individual de um soldado ou a um alfabeto se o movimento for comparado a um treino individual de uma letra.

    De acordo com a forma, a razão de todos os movimentos é uma série de combate, teste de potência, proeza e beleza. Embora o combate possa meramente indicar que o oponente é mais ou menos avançado, os POOMSE são um barômetro mais crítico na evolução das técnicas individuais. A posição é de grande importância, pois é uma técnica científica de ataque e defesa, que se baseia no movimento de todos componentes do organismo. Seu treino consiste em movimentos dentro de um diagrama, em várias direções com adversários imaginários em todas as direções. É muito importante que se habitue a posições corretas desde o início. Desenvolvido a partir de uma base científica de constituição muscular e óssea, associados à intensidade de força aplicada, exige-se muito esforço e tenacidade na prática dos POOMSE.

    ResponderExcluir
  10. Taekwondo: Arte Marcial x Competição







    Dentro da era do taekwondo olímpico, como estão nossas academias no seu quantitativo de alunos?

    Bem esse texto serve de reflexão para muitos professores de taekwondo que levam seus alunos a treinos exaustos e unicamente de competição.

    Acredito que a saúde de nossas academias não está num estado clínico que não ofereça cuidados preventivos, hora voltemos há alguns longos anos atrás...

    Na década de 1990, quando comecei a treinar, muitos, senão todos, procuravam as academias de artes marciais para alcançar a tal da "segurança pessoal" que as milenares artes orientais nos proporcionavam, não existia com tanta exclusividade esses treinos de competição, o que se encontrava era o treinamento do corpo para as especificidades, além do repasse do pouco da filosofia, cultura e tudo mais que se conhecesse sobre a arte treinada.

    Não podemos negar a importância do taekwondo competitivo, o que acontece é que estamos na contra mão na fabricação dos atletas, ora, não se pode querer que todos aqueles que se matriculam nas nossas academias sejam atletas de competição. Eles entram, reitero que é uma opinião minha, na grande maioria querendo fazer uma arte marcial para auto defesa ou praticar uma atividade física e uma mínima parcela com intenções de competir.

    Dentro dessa perspectiva cabe aos professores identificar as qualidades competitivas dos seus alunos para uma posterior conversa sobre a disposição do aluno virar uma atleta, o que mudaria toda sua estrutura de treinamento no taekwondo, ou seja, visando exclusivamente o treino de competição.

    Fonte: equipeferreira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Existe a crença de que quanto mais você sua mais calorias você estaria queimando. Muitos vão em saunas para emagrecer ou usam roupas mais quentes para malhar. Mas a verdade é que ao suar você só perde água e sais minerais. É possível até ver uma diminuição no peso, mas as gordurinhas estão intactas e é só você se reidratar para o efeito passar.



    A associação de que é preciso “suar a camisa” para perder peso vem do fato de que o suor e o emagrecimento são consequências da prática de atividade física. Entretanto, a transpiração apenas sinaliza que o corpo ultrapassou a média dos 37°C. O exercício acelera o metabolismo, que aumenta a temperatura física e provoca o calor. As glândulas sudoríparas entram em ação para manter o equilíbrio da temperatura, essencial para a manutenção das funções do organismo.



    De acordo com Rubens Sargaço, endocrinologista e coordenador do Núcleo Multidisciplinar de Atendimento ao Diabético, do Hospital Samaritano de São Paulo, “durante a prática de atividade física, as pessoas perdem água e sais minerais, mas também queimam glicose e gordura. Essas últimas é que levam à perda de peso e não o suor, que apenas atua para manter a temperatura corporal nos níveis da normalidade”.



    Nesse caso, acrescenta a endocrinologista Ana Beatriz de Freitas Castro Marques, do mesmo hospital, “o gasto calórico decorre do aumento do metabolismo muscular e não da elevação da temperatura que, por si só, não acelera o metabolismo”.



    O endocrinologista lembra que a prática de esportes também pode dar oportunidade ao surgimento de uma sudoração fria, decorrente da queda de açúcar no sangue: a hipoglicemia. “Se uma pessoa se submete a exercícios intensos, sem reserva de glicose, pode apresentar sintomas como sudorese fria, fraqueza e até desmaios. A forma de prevenir esse estado é conhecida – basta comer antes ou durante essas práticas”, conclui.



    Quem sua mais?
    Um estudo realizado em 2002 pelo Instituto de Fisiologia Ocupacional da Universidade de Dortmund (Alemanha), concluiu que os homens podem suar 250g por hora, o que representou 70g a mais do que as mulheres observadas no mesmo período. Entretanto, dados do Instituto Australiano do Esporte indicam que essa característica não significa que as representantes do sexo feminino possuam maior capacidade de regular a temperatura corpórea. Ao contrário, como o índice de suor é inferior, há menor oportunidade para dissipar o calor. Daí a sugestão de que elas refresquem o corpo borrifando água e usem roupas que não retenham o calor, principalmente durante a prática de exercícios.



    Perda de água ou gordura?
    A especialista observa que a prática de exercícios com vestimentas não apropriadas agrava a perda de líquidos e sais minerais e pode levar à desidratação. “Tomemos como exemplo o caso dos pilotos de corrida automobilística: eles podem perder até 4 kg durante uma prova. Porém, essa diminuição não traduz queima de gordura e sim perda de água e sais minerais. No final, basta que ingiram alguns copos de água e isotônicos para recuperar o peso perdido”.



    Agora, se você sua demais e emagrece rápido, é necessário ficar de olho. “Suar demais é um sintoma de uma doença endocrinológica caracterizada pela hiperatividade da glândula tireoide, que estimula o aumento da produção de hormônios (T3 e T4), encarregados de controlar o metabolismo”, diz Sargaço. “Como o metabolismo atua de forma mais rápida, não só desencadeia a elevação da temperatura corpórea, mas também acelera a queima de calorias. Aqui, estamos diante de um distúrbio que deve ser tratado”.



    Fonte: UOL


    Notícia publicada em 17 Apr 2013

    ResponderExcluir