Na última quarta feira, 21 de agosto, o atleta Jorge Francisco, foi graduado pelas mãos do Grão Mestre Gerônimo, que estava visitando nossa academia, como o mais novo FAIXA PRETA da Academia Sol Nascente. Nós professores da Sol Nascente e todos os atletas, parabenizamos o agora Professor Jorge pela dedicação e empenho em todas as fases de suas graduações e também pela paciência em aguardar pelo resultado. Abaixo, registros desse marco importante para a academia e para a vida do atleta Jorge:
Atletas de Paulista irão representar Pernambuco no 30° Campeonato Brasileiro de Taekwondo em São Paulo.
ResponderExcluirOs atletas da Academia Sol Nascente, de Maranguape II em Paulista, região metropolitana do Recife, irão representar o município de Paulista no 30º Campeonato Brasileiro de Taekwondo, que será realizado na cidade de São Paulo entre os dias 06 e 08 de setembro.
Na equipe nomes como, Pedro Henrique, Sidney Marcelino e os Professores Edmar Ricardo e Elvis Ricardo, irão em busca de medalhas.
A história do Hapkido.
ExcluirEm 2.333 AC, foi fundado na Coreia o reino de Choson, que a lenda atribuiu ao mítico rei Tan Gun vindo do céu, e a uma mulher de certa tribo, que era representada pelo totem de um urso. A organização política da antiga Coreia era caracterizada pela existência de clãs de comunidades que formavam a cidade estado. Por mais de dois mil anos, a sociedade coreana foi construída por uma entidade guerreira de cultura agrícola, onde lutar sem armas significava ter treinamento em daligi (corrida), dunjiki (jogar), jileuki (golpear com as mãos), balchaki (golpear com os pés) e su Young (nadar). Séculos mais tarde, a partir de 57 AC, surgiram os três reinos de Koguryo, Paekche e Silla. O primeiro, originado no ano 37 AC, caracterizou-se pelo desenvolvimento das artes marciais e outras técnicas de combate que lhe permitiu expandir seus territórios do norte coreano até a Manchúria. No sudeste, o desenvolvimento do reino Paekche, surgido em 18 AC, era voltado para a produção e o comércio de bens agrícolas. O terceiro reino, Silla, estabeleceu uma aliança militar com o império Tang da China para submeter Koguryo e Paekche. Entretanto a China violou o pacto e revelou
suas verdadeiras intenções de apoderar-se dos territórios dos outros reinos. Foi então que a Silla não teve outra saída senão declarar-lhes guerra e, no ano 676 DC, expulsou os chineses e formou o primeiro estado unificado: Balhae. Posteriormente ouve a unificação de três reinos “Kokuryo”, “Paekche” e “Shilla” sob comando da Rainha Chin Heung. Este período foi marcado por uma época bárbara onde apenas sobreviviam os mais fortes e mais preparados, em guerras sangrentas entre povos vizinhos como os Mongóis e os Chineses. Para garantir a sobrevivência e a segurança da Rainha foi selecionado um pequeno exército de combatentes, homens fortes e de um grande conhecimento de técnicas milenares de defesa com mãos vazias e armas como lanças, espadas, montaria e outras técnicas, como a contenção de respiração por vários minutos e grande poder de concentração e controle do corpo, chamados Hwarangs. Recebiam esse nome porque em fase de preparação, a maioria de seus ensinamentos foram no templo Budista Hwarang, onde além de aprenderem a dominar o corpo, aprendiam literatura, ética e filosofia. Essa técnica se desenvolveu por muitos anos se transformando no que conhecemos hoje como Hwarang-do, sendo a base inicial do desenvolvimento de todas as Artes Marciais Coreanas e principalmente o Hapkido atual.
HAPKIDO=Esses homens muito bem preparados defenderam o reino por muitos anos, de revoltas internas e inimigos externos, mas com o tempo, com certas mudanças no sistema político-cultural com a nova Dinastia “Yi” e o surgimento do Renascentismo (importante período para as artes e escritas). Trazido pelo povo europeu, essas técnicas marciais começaram a ser banidas da península coreana pelo próprio Reino coreano, por se tornarem banais perto da introdução da pólvora vinda da China. Com isso os Hwarangs e seus grandes Mestres acabaram sendo banidos para as montanhas em templos e ficaram por lá por muitos anos. De 1567 a 1608, a Coréia sofreu duas grandes invasões do Japão, liderados pelo legendário Shogun Hideyoshi Toyotomi. A intenção do Japão era invadir a China, um país que lhes traziam grandes ameaças, devido ao seu tamanho potencial. Hideyoshi pede autorização ao Reino coreano para entrar em seu território e atacar a China, mas como a Coréia havia selado a paz e tinha boas relações com o país vizinho, não autorizou. Então em 24 de abril de 1592 o Japão invade a Coréia com 158.700 homens. A Coréia consegue resistir com a ajuda da China e seus Generais, mas na segunda invasão em 19 de março de 1597, a Coréia é minada e enfraquecida. Nesse meio tempo o Rei Sonjo (Coréia) pede mais uma vez a ajuda de militares chineses e seus conselhos, entre eles haviam Mestres Shaolins como Niu Shu Zheng e Hei Hu Li. Esses generais sabiam que entre o exército coreano ainda se praticava o Tang Su (defesa com pés e mãos) e pediram a presença desses Mestres. Fizeram alguns desafios para se comparar as duas técnicas e a Arte Shaolin foi suprema. Com alguns conhecimentos chineses, alguns Mestres coreanos desenvolveram o Kwonbop Subak técnicas de agarramento e projeções. Depois da invasão, muitos desses Mestres foram levados em cativeiros no Japão. “É importante notar que essas técnicas que foram desenvolvidas vãs aos poucos formando o conjunto do Hapkido”.
ExcluirEm 1790 visto a vulnerabilidade da Coréia o Rei Chongjo da Dinastia “Li”, ordena o retorno dos Hwarangs de seus templos e pede a seus Mestres Lee Dok Um e Park Jae Ga, passarem todos os seus conhecimentos para quatro livros. O “Muye dobo tongji”, o primeiro livro fala sobre as técnicas de lança de bambu longa e curta; o segundo livro são técnicas de Kum ou Gum, espada com um só corte e com dois cortes; o terceiro livro trata-se da montaria com uso da espada o “Bong sul” e finalmente o quarto livro as técnicas Kwonbop Subak, citadas anteriormente. Com isso a prática das Artes Marciais retorna a Coréia, sendo trabalhadas e desenvolvidas até o surgimento do Subak-do (Tipo de Judô, arremessos e chaves); o Tang Su (Bloqueios e ataques com as mãos e os pés) e Taekyun (Chutes altos e baixos – Base do Taekwondo) praticado desde a Dinastia “Yi”, sendo essas artes marciais originadas dos antigos Hwarangs. A história continua após a terceira grande invasão do Japão a Coréia em 1907, onde chegamos ao legendário Choi Yong Sul. Para compreendermos o Hapkido primeiramente devemos conhecer a sua origem, o mesmo é tido como arte marcial de origem Coreana, porem, na verdade suas raízes são japonesas, com base nos ensinamentos de um grande mestre chamado Sokaku Takeda.
O nome Hapkido é de origem coreana e tem o seguinte significado: HAP - União/ harmonia. KI - Energia interior. DO - Caminho espiritua
HAPKIDO=Como toda arte marcial de origem oriental, o Hapkido segue todo um contexto psico-bioespiritual, onde são desenvolvidos os aspectos somáticos, mentais e espirituais do ser humano. O Hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal, e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas e torções, além de englobar técnicas com armas diversas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques e também ensinar seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto. No início dos tempos, as artes marciais já eram praticadas não só pelo exercício físico dos monges, mas para que determinados povos lutassem por seus objetivos. Dessa mesma forma, numa época passada, o país que hoje conhecemos por Coréia, era dividido em três reinos: Silla, Koguryo e Paekc. Os reinos sofriam invasões dos países vizinhos, e foi dentro deste contexto que as artes marciais coreanas tiveram seu início. Uma das pessoas que teve grande influência dentro do moderno contexto marcial coreano foi o mestre Yong Sool Choi, nascido em 1904 e falecido em 1986. Choi nasceu na Coréia, na província de Chung Buk e devido ao falecimento dos seus pais quando ele tinha a idade de oito ou nove anos foi levado para o Japão. Com essa circunstância social delicada, Choi entrou em depressão e passou a vagar pelas ruas na situação de mendigo sendo constantemente surrado por outras crianças que também residiam nas ruas. Com pena da situação em que se encontrava Choi, um japonês o adotou. Antes ser mandado para a escola seu nome mudou de Choi para Tatujutu Yoshida. Choi teve muitas dificuldades na escola japonesa porque não tinha fluência na língua nipônica. Este fato favoreceu o pouco interesse pelos estudos e suas constantes brigas com as outras crianças. Foi então que Choi recebeu um convite para pertencer a um centro de estudos marciais das técnicas dos antigos samurai.
ExcluirChoi foi residir com o mestre Sokaku Takeda, nascido em 1860 e falecido em 1943, que era um mestre nas artes marciais originadas dos samurai, cuja técnica marcial era denominada de Daito Ryu Aiki Jitsu. Choi residiu e treinou com o mestre Sokaku Takeda durante 30 anos, somente retornando a sua terra natal, a Coréia, em 1945, voltando a usar o seu nome coreano, Yong Sool Choi, e abandonando por completo o seu nome japonês. Segundo a tradição, durante a sua viagem do Japão para Coreia, Choi perdeu uma parte da sua bagagem, incluindo dinheiro e os certificados comprobatórios dos seus treinamentos com o mestre Sokaku Takeda.
Este fato é um pouco polêmico dentro da biografia de Choi, porque muitos historiadores e pesquisadores marciais defendem a hipótese de que ele inventou esta perda dos seus certificados devido ao fato dele nunca ter treinado oficialmente com o mestre Sokaku Takeda. Devido a sua condição de coreano Choi era somente um simples empregado do Mestre Sokaku Takeda, que era um xenófobo, algo considerado normal na posição de
O5
다섯 다섯 다섯 다섯
mestre marcial tradicional japonês, com descendência dos samurai. Alguns pesquisadores marciais afirmam que Choi realmente treinou com o mestre Sokaku Takeda, mas que nunca recebeu certificação ou qualquer outra titulação oficial, por ser estrangeiro e serviçal coreano num país com princípios tradicionais bastantes rigorosos.
HAPKIDO=O que se sabe com certeza é que Choi não foi para Ching Buk, sua terra natal, mas se dirigiu para outra região da Coreia, a Tae Gu. Sem dinheiro em Tae Gu, Choi começou vendendo pães nas ruas. Depois de um ano de trabalho passou a criar porcos e como tinha pouco dinheiro e precisava alimentar os porcos para os engordar e os vender, Choi acordava sempre muito cedo e ia até a Suh Brewery Company para poder adquirir gratuitamente a comida. Certo dia, em 1947, Bok Sub Suh, que era praticante de arte marcial e Presidente da Suh Brewery Company, observou fascinado da janela do seu escritório como Choi facilmente venceu em uma briga diversos adversários de uma única vez. Curioso Suh conseguiu levar Choi até o seu escritório e lhe perguntou qual era a arte marcial que ele praticava. Choi nada respondeu. Simplesmente Choi solicitou que Suh o segurasse na sua lapela e, de forma simples e objetiva, aplicou-lhe uma técnica que o arremessou facilmente ao chão. Achando ter sido sorte ou coincidência Suh mais uma vez agarrou a lapela de Choi e novamente foi levado até o chão. Após este feito de Choi, Suh pediu para que lhe ensinasse suas técnicas marciais. Choi aceitou a oferta de Suh que incluía como pagamento mais comida grátis e uma quantia em dinheiro. Suh passou a ter aulas com Choi e foi criado o primeiro espaço para ministração de aulas sobre as técnicas marciais do Japão.
ExcluirChoi passou a ser um docente marcial, durante muitos anos ensinou o que aprendera no Japão e passou rapidamente a ter notoriedade. Inicialmente denominou sua técnica marcial de Yoo Sool, ou Ju Jutsu, em japonês. Choi acrescentou em seu estilo marcial algumas técnicas de chutes e armas, devido as influências de algumas artes marciais coreanas. Contudo a essência de sua marcialidade vinha do que ele tinha aprendido com o mestre Sokaku Takeda, no Japão, mesmo que Choi tivesse feito algumas adaptações para as realidades marciais existentes naquela época na Coréia. Em 1954, outro acontecimento envolvendo Bok Sub Suk e Choi iria ser mais um marco para história marcial. Suk se envolveu em uma briga para defender o seu pai, Dong Jin Suh, de alguns bandidos. No combate Suk foi vitorioso pois utilizou as técnicas com uso dos pés que aprendera com o Choi. Depois disso Suk sugeriu a Choi alterar o nome da sua arte marcial de Yoo Sool para Yoo Kwon Sool, deixando bem claro que este estilo marcial ensinado por Choi consistia em utilização de técnicas de arremessos e torções com uso de eficientes pontapés. Após a guerra da Coréia, Choi abriu sua própria academia e continuou ensinado seu estilo marcial, e levou alguns dos seus ex-alunos a criarem seus próprios estilos marciais. Han Jae Ji, nasceu em Angong, na Coréia, e foi um dos discípulos de Choi. Ele iniciou seus treinamentos com Choi em 1949, quando tinha somente 13 anos de idade. Han Jae Ji foi aluno de Choi em tempo integral até o ano de 1956, quando retornou para Angong, sua terra natal. Ao completar 18 anos Han Jae Ji passou a ser aluno de um homem no qual ele se refere como Taoist Lee. Então, segundo Han Jae Ji, o Taoist Lee passou a treiná-lo em vários métodos de meditação,
Princípios filosóficos do Hapkido.
ExcluirDentro da visão cartesiana do Ocidente a mente é separada do corpo. Já dentro da concepção do Oriente existe uma relação de complementação entre o corpo, a mente e o espírito. Então o hapkido por ser uma arte marcial de origem coreana tem dentro dos seus princípios filosóficos a plena evolução psicobioespiritual. Através deste paradigma, que nos conduz para uma linha mais próxima do panteísmo, o universo é um ser vivo denominado de Macrocosmo e o homem é o Microcosmo, portanto a saúde equivale a um estado de obediência, envolvendo o pleno equilíbrio entre o macro e o micro. Já a doença é somente a desobediência desta ordem natural das coisas.
Podemos concluir que a aplicabilidade das técnicas marciais do hapkido são centradas nas leis naturais do universo, dentro do seu contexto filosófico.
O hapkido como qualquer outra arte marcial oriental, não se fundamenta somente em socos e pontapés, pois abrange vários princípios filosóficos que o torna verdadeiramente um formador de caráter e de princípios morais dos indivíduos.
O Hapkido obedece a três princípios essenciais:
Yu (água): A água tem como característica principal a adaptabilidade e a fluidez por isso o poder de adaptação da água é muito grande. Basta colocarmos a água em um copo que imediatamente ela vai se adaptar, da mesma foram ao colocarmos dentro de uma garrafa. Assim o hapkidoísta tem que ser como a água em se tratando do uso das suas técnicas marciais.
Won (círculo): Para a prática marcial correta no hapkido é necessário utilizar os movimentos circulares.O bom uso do círculo vai fazer o hapkidoísta um aplicador das leis da física que envolvem forças centrífugas e centrípetas, sempre redirecionando a energia do oponente.
Wha (harmonia): O praticante de hapkido tem que se harmonizar consigo e com o universo que o cerca. Ao adentrar nos princípios naturais do universo de forma plena, o hapkidoísta poderá interagir dentro dele e assim aplicar com facilidade as suas técnicas marciais
Somente a parte técnica do Hapkido o deixa sem objetividade e respaldo espiritual. Sua aplicabilidade somente fundamentada na atividade física, o coloca em destaque estético, mas não dentro dos objetivos pretendidos por esta arte marcial para o bem da sociedade. É uma maior evolução do ser humano enquanto ser moral e espiritual. O Hapkido é uma arte marcial e não somente uma luta marcial, cuja essência é somente a belicidade.
Dentro dos princípios da espiritualidade o Hapkido apresenta:
Excluir• Sincronia com a natureza. • Sincronia com o ambiente. • Espírito de aventura. • Consciência. • Ética.
Ao seguir estes princípios de cunho filosófico e espiritual, o hapkidoísta vai atingir estágios que são de suma importância para o seu desenvolvimento psicobioespiritual marcial:
• Amor à natureza (panteísmo). • Humildade. • Coragem. • Paciência. • Força interior. • Bravura. • Fidelidade. • Vontade de obter constantes conhecimentos. • Moral. • Gratidão. • Modéstia.
Dentro dos princípios filosóficos que conduzem o Hapkido encontramos:
• Sincronia com a natureza.
• Sincronia com o ambiente. • Alimentação adequada. • Repouso equilibrado.
Seguindo estes princípios filosóficos dentro da parte física no Hapkido teremos:
• Força interior. • Equilíbrio. • Dosagem e força. • Precisão de técnica. • Controle da respiração. • Concentração no olhar e através dele. • Agilidade e flexibilidade. • Dosagem de velocidade. • Controle da distância. • Desenvolvimento gradativo das mãos e pés.
Os principais objetivos do hapkido como formador do caráter e da moral são:
• Cortesia. • Honra. • Lealdade. • Integridade. • Respeito. • Auto controle. • Perseverança.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOrigem do Nome Coréia
ExcluirCoréia do Norte: O nome Coréia procede de “Goryeo”, antigo reino do norte da península, sendo uma abreviação de “Goguryeo”, reino da Manchúria conquistado pelo reino de Silla, um dos três reinos da Coréia, em 668. “Goryeo” foi traduzido para o italiano por Marco Polo como “Cauli”, de onde procede o nome ocidental Coréia. O nome local Chosŏn significa “Terra da Manhã Tranqüila”. Entre 2.000 e 3.000 anos atrás, vários antigos reinos no norte da Coréia usavam o nome, como “Go-Chosŏn”, “Wiman Chosŏn”, “Gija Chosŏn”. Em [[1392 Yi Seonggye funda a dinastia Chosŏn, renomeando o país com este nome, revivendo-o. Hoje, os norte-coreanos usam Chosŏn para se referir Coréia de modo geral, referindo-se aos dois países
especificamente como “Bukchosŏn” (
북조선
;
北朝鮮
, Coréia do Norte) e “Namjosŏn” (
남조선
;
南朝鮮
, Coréia do Sul). Em contraste, os sul-
coreanos chamam a Coréia de um modo geral de Han'guk, a Coréia do
Norte de “Bukhan” (
북한
;
北韓
) e a Coréia do Sul “Namhan” (
남한
;
南韓
).
Coréia do Sul: O nome Coréia procede de "Goryeo", antigo reino do
norte da península, sendo uma abreviação de Goguryeo, reino da Manchúria
conquistado pelo reino de Silla, um dos três reinos da Coréia, em 668. "Goryeo"
foi traduzido para o italiano por Marco Polo como Cauli, de onde procede o nome
ocidental Coréia. O nome local Han'guk procede da auto-denominação de várias
tribos que se estabeleceram no sul da Coréia, coletivamente chamadas Samhan
(
삼한
;
三韓
), assim introduzindo o nome Han. Hoje, os norte-coreanos usam
Chosŏn para se referir Coréia de modo geral, referindo-se aos dois países
especificamente como “Bukchosŏn” (
북조선
;
北朝鮮
, Coréia do Norte) e
“Namjosŏn” (
남조선
;
南朝鮮
, Coréia do Sul). Em contraste, os sul-coreanos
chamam a Coréia de um modo geral de “Han'guk”, a Coréia do Norte de “Bukhan”
(
북한
;
北韓
) e a Coréia do Sul “Namhan” (
남한
;
南韓
)
O conceito de Ki 氣 氣 氣 氣 O significado etimológico do ideograma qi ("
Excluir氣
") na sua forma tradicional mais conhecida é uma imagem do “vapor (
气
) subindo do
arroz (
米
) enquanto cozinha”. É frequentemente traduzido como "ar" ou "respiração", por exemplo, o termo chinês que significa "respiração" é tiānqì, ou a “respiração do céu”.
Concepções filosóficas do Ki são encontradas desde o início da história registrada do pensamento Oriental.
Referências ao Ki ou conceitos filosóficos semelhantes relativos a um tipo de energia metafísica que permeia e sustenta os seres vivos são encontradas em vários sistemas de crenças, presentes em culturas de todo o mundo, especialmente na Ásia.
Uma das mais importantes figuras da mitologia chinesa é Huang Di, ou o Imperador Amarelo. Ele é considerado um herói cultural que coletou e formalizou muito do que subsequentemente se tornou conhecido como medicina tradicional chinesa. A compreensão do conceito de Chi Qi ou Ki é um fundamento desta forma de medicina tradicional.
Apesar do conceito de Ki ser muito importante em diversas filosofias orientais, sua descrição é variada e inclui aspectos conflitantes entre as diferentes versões. Algo natural considerando-se os milhares de anos, os diversos países e grupos sociais que participam da elaboração desta tradição.
Uma questão significativa é a de se o Ki existe como uma força separada da matéria, se o Ki surge a partir da matéria ou se a matéria surge do Ki.
Alguns budistas e taoistas são a favor do terceiro conceito, alguns budistas acreditam que a matéria é uma ilusão.
Os neoconfucionistas assumem outra posição: criticam a noção de que o Ki exista separado da matéria, acreditam que o Ki emerge das propriedades da mesma.
A maioria das teorias do Ki como uma metáfora das propriedades físicas fundamentais do universo foram sistematizadas e promulgadas nos últimos milhares de anos pelos neoconfucionistas e transmitidas com o apoio das dinastias chinesas.
A Arte da Guerra - baseado em 孫子 孫子 孫子 孫子 Sun Tzu.
ExcluirA guerra deve ser sempre a ultima solução.
Devemos sempre evitar confrontos desnecessários, nos arriscarmos desnecessariamente não é sinal de coragem ,as vezes é preciso mais coragem para evitar o confronto. Porém quando não for possível evitá-lo , não devemos nunca nos desencorajar depois de fracassarmos ou cometermos um erro .A coragem não é ausência do medo ,mas sim reconhece-lo e supera-lo.
Antes de enfrentarmos qualquer pessoa devemos travar uma batalha contra nós mesmos a fim de compreender melhor a nossa essência. Ninguém está livre do medo, mas não podemos deixar que ele nos controle, não podemos jamais ignorar nossos sentimentos, tão pouco nosso oponente, ,devemos estar atentos a ambos ,sendo como a água que se adapta as diferentes situações.Ao mesmo tempo ,também se deve estar atento ao que o cerca , para evitar ser surpreendido . Devemos estar atentos ao terreno ,ao oponente e a si mesmo, se espelhando no céu e na terra.
Lembremos sempre, nosso objetivo é a conservação não a destruição!
AS PRINCIPAIS FEDERAÇÕES DE HAPKIDO
ExcluirWOHF - World Olympic Hapkido Federation
A World Olympic Hapkido Federation foi fundada pelo Grão Mestre Hong Soon Kang, com o objetivo de unir o Hapkido do Brasil, GM Kang desenvolveu o Hapkido Olimpico com um regulamento de luta dinâmico e atraente, inovando e fortalece o Hapkido da America do Sul, entre os mestres que formou estão o Mestre Kleber Emanuel Horbus, Grão mestre Romildo Lopes, Grão mestre Sergio (Kobra )Martins S. Jr., Grão mestre Francisco Taboada e Mestre Fernando Ribeiro entre outros.
Hoi Jeon Moo Sool (Arte Marcial Circular)
O Hoi Jeon Moo Sool é um estilo de Hapkido que foi fundado pelo Grão Mestre Myung Jae Ok (irmão gêmeo do Grão Mestre Myung Jae Nam - Fundador da IHF), focando suas técnicas para a circularidade. Suas movimentações suaves e contínuas foram estabelecidas a partir dos elementos Yu, Won e Wha, ou seja, Água, Círculo e Harmonia. Em conjunto, esses elementos contemplam ao praticante a elevação espiritual, bem como a progressão técnica. O conceito circular fez com que o Hoi Jeon Moo Sool desenvolvesse suas particularidades, bem como sua linha de desenvolvimento técnico como Hoi Jeon Moo Do (auto defesa), Jok Sool Do (chutes), Kum Sool
Do (espada) e Bong Sool Do (bastões), elevando-se assim para uma nova arte marcial, independente do Hapkido.
I.H.F. (International H.K.D. Federation)
Fundada pelo Grão Mestre Myung Jae Nam, teve como maior objetivo a união de todas as escolas e estilos de Hapkido coreanos por meio da simplificação das técnicas. O Kuksanim Myunga Jae Nam aprimorou as técnicas circulares do Hapkido, sendo influenciado pelo intercâmbio cultural que obteve ao treinar Aikido por volta de 1970. Esse aperfeiçoamento resultou em técnicas simples e evolutivas que poderiam ser praticados por qualquer praticante de Hapkido independente da escola ou estilo, fazendo assim com que o Hapkido pudesse ter uma identidade uniforme.
Seu objetivo não foi alcançado devido às resistências dos outros estilos e escolas. Assim, em base nos seus objetivos e nas técnicas que desenvolveu, Myung Jae Nam fundou o Hankido, sendo essa uma arte marcial dedicada ao povo coreano e reconhecida pelo governo como patrimônio cultural. Após a formatação do Hankido, a nomenclatura da I.H.F. que significava International Hapkido Federation, passou a ser adotada como International H.K.D. Federation, onde em H.K.D. lê-se Hapkido Hankido Hankumdo. Hankumdo é uma outra formatação técnica desenvolvida pelo Kuksanim Myung Jae Nam para o desenvolvimento das técnicas com espadas. Essas técnicas usam as movimentações aprimoradas do Hankido somadas ao alfabeto do Hangul, que dão formas aos movimentos de ataques e defesas com a espada.
Graduações e Exame de faixaAs Graduações
ExcluirAntigamente as artes de lutar desarmado não tinham categorias, graus, uniformes ou faixas. Esteprocesso de oferecer faixas segundo a perícia do praticante é relativamente novo, as primeiras faixasforam dadas aproximadamente há 85 anos.Para as graduações existe uma regra, uma pessoa não pode atribuir-se a si própria umaclassificação, tal julgamento deve ser dado por pessoas que estejam na posição de avaliar,normalmente, professores faixas-pretas.No
SUNGJADO HAPKIDO
existem diferentes esquemas na classificação por faixa.Na Coréia prevalece o seguinte esquema: Faixa Branca para principiante, faixa Vermelha para osgraus intermediários e faixa Preta para os graus avançados.Nos Estados Unidos o sistema é o mesmo com acréscimo da faixa verde
,
qualificando um grau quefixa entre o principiante e o intermediário.A Europa, mais independente da orientação da Coreia, tem um diferente sistema, dando na faixa decor a cada grau nas classificações.No esquema branco –vermelha -preta, não há diferença entre a pessoa no seu primeiro dia de treinoe aquele que irá ao dia seguinte lutar pela obtenção da faixa vermelha, entretanto, há grandediferença na habilidade dos dois e deveria ser assinalado, como fazem os europeus.Na Europa, em partes dos Estados Unidos, América do Sul e no Canadá, o esquema de cores é oseguinte: - branca, amarela, laranja, verde, roxa, azul, marrom, vermelha e preta, vermelha e branca.Essas faixas são denominadas de graus que por sua vez são classificadas em "Gub" até a faixa pretae "DAN" para os graus superiores.A evolução técnica do
Haksaeng
(Aluno) é percebida pelo GUB ou nível e cada um é representadopor uma faixa colorida.A mudança de GUB é realizada em um ritual chamado “exame de faixa” e durante o qual o praticantedemonstra sua perícia técnica a uma banca de avaliadores, os quais deverão analisar não apenas oconhecimento técnico do praticante, mas também sua conduta como Hoshin Nim além de suacapacidade intelectual. O grau de dificuldade dos exames é proporcional ao GUB.
Níveis e Sistema de Graduação do Sungjado Hapkido
As graduações do
SUNGJADO HAPKIDO
se dividem em duas categorias que são os Gubs (grau deFaixa colorida) e DAN (graus de Faixa Preta).A cor da faixa indica o grau e experiência do praticante. Para a troca de faixa é necessário fazer umexame que avalia o estudante nos conhecimentos e habilidades adquiridas em todos os aspectos do
SUNGJADO HAPKIDO
, o praticante deve mostrar seu conhecimento nas técnicas básicas de seunível, posturas e técnicas de mão e pés principalmente; deve dar prova de sua habilidade em
Manual do Instrutor
combate, nos quebramento de acordo com seu nível e realizar corretamente as tecnicas de seurespectivo grau, assim como conhecer os conceitos sobre a teoria e filosofia da Arte
.
GRAU DE COR
PRATICA
TEMPO DETREINO
10°Gub - FAIXA BRANCA 3 MESES 36 hs8°Gub - FAIXA AMARELA 3 MESES 36 hs6°Gub - FAIXA VERDE 4 MESES 48 hs4°Gub - FAIXA AZUL 5 MESES 60 hs3°Gub - FAIXA AZUL / VERMELHA 5 MESES 60 hs2°GUP - FAIXA VERMELHA 5 MESES 60 hs1°GUP – FAIXA VERM/PRETA 6 MESES 72 hs1° DAN – FAIXA PRETA
12 MESES
148 hs
Os exames para faixa colorida devem ser avaliados por um instrutor de nível de Faixa Preta 1º Danou Superior. Para avaliação ao nível de Faixa Preta serão realizados pela Comissão TécnicaNacional ou por um Mestre Internacional da Federação Internacional de
SUNGJADO HAPKIDO
parareconhecimento a nível internacional.
Os alunos faixas pretas estarão obrigados a dar cumprimento fiel ao Programa de ensino de
SUNGJADO HAPKIDO
e aos tempos de permanência em cada grau do nível de Dan.Os anos são contados a partir da data que se recebe a ultima promoção de grau.Só poderão solicitar o exame de promoção de Dan os alunos que hajam cumprido com o tempo depratica correspondente e tenham pagado sua respectiva filiação anual.
Dentro de nosso estilo ainda contamos com uma faixa de cor para graduação especial, sendo esta outorgada aos praticantes Faixas Pretas de outros estilos que queiram se tornar instrutores de Sungjado Hapkido.
ExcluirPRETA / BRANCA:
Essa cor representa para nós do SUNGJADO a humildade e vontade de evoluirdo praticante já graduado.Seu significado representa: Um Faixa Preta (Senhor de seu Conhecimento/ Experiência) que com otempo sentiu necessidade de obter novos conhecimentos para seu aprimoramento pessoal e partiuem busca de uma nova caminhada (Mente Aberta) e de uma nova aprendizagem (novo estilo ouTécnicas Marciais).Sendo que sua postura em querer renovar seus conhecimentos, já o torna novamente aluno e mostratoda sua humildade como discípulo e fiel seguidor dos princípios marciais.
PRIMEIROS SOCORROSPrimeiras Providências
Os primeiros socorros são os cuidados imediatos prestados a uma pessoa cujo estado físico colocaem perigo sua vida, com a finalidade de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suascondições, até que receba assistência médica qualificada.A pessoa que presta socorro, chamada de socorrista, necessita saber:
o que deve procurar, o que fazer
(e o que não deve fazer) e
como deve fazer.
A aprendizagem dos primeiros socorros tem a finalidade de ajudar- salvar uma vida;- prevenir danos maiores;- obter ajuda qualificada quando necessário;- ter segurança diante de situações de emergência;- aliviar a dor e o sofrimento das vítimas.Para prestar o primeiro atendimento o socorrista precisa:a) ser prevenido: isso significa conhecer as noções básicas de primeiros socorros e carregar sempreconsigo uma caixa de primeiros socorros;b) manter-se calmo: é preciso evitar o pânico e inspirar confiança. Lembre-se de que sua função éapenas a de prestar o primeiro atendimento e que pessoas melhor preparadas logo chegarão para
biomecânica é o estudo da mecânica dos organismos vivos. É parte da Biofísica. De acordo com Hatze, apud Susan Hall, é "O estudo da estrutura e da função dos sistemas biológicos utilizando métodos da mecânica". A Biomecânica externa estuda as forças físicas que agem sobre os corpos enquanto a biomecânica interna estuda a mecânica e os aspectos físicos e biofísicos das articulações, dos ossos e dos tecidos histológicos do corpo.
ExcluirA Biomecânica, além de ser atualmente uma ciência com laboratórios específicos e diversos níveis de pesquisas, nas Universidades, é também uma especialidade e uma disciplina oferecida pelos Cursos superiores de Engenharia Biomédica, Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
As referências iniciais relativas à análise dos aspectos biomecânicos dos movimentos corporais – humanos e animais – remontam à antiguidade clássica e pertencem a Aristóteles, que registrou as primeiras observações sobre o ato de caminhar do Homem e dos animais, como consequência da ação dos membros inferiores e patas contra o solo.
As observações de Aristóteles, que aparecem na História como as primeiras explicações para o gesto de deambulação humana, foram ratificadas quase dois mil anos depois pela Terceira Lei de Newton. Mas a história ainda haveria que caminhar muito para transportar impressões observacionais subjetivas em quantificação do gesto, que só foi iniciada a partir da invenção da fotografia. Esta invenção representou o surgimento de uma nova possibilidade metodológica para as pesquisas sobre aspectos do movimento corporal, e deu origem a um ramo da Biomecânica conhecido como cinemetria, que propicia o congelamento dos movimentos, o registro e, consequentemente, a quantificação geométrica por meio dos instantâneos – ou fotograma – possibilitando sua descrição precisa. Até os dias atuais, este tipo de aplicação da fotografia à biomecânica consiste num dos principais meios de obtenção de informações sobre a geometria do movimento, e é denominada Fotogrametria Não-Cartográfica.
Os primeiros filmes utilizados para a análise biomecânica de movimentos animais e humanos, incluindo-se atividades ginásticas e marcha em diversas situações, foram feitos por um fotógrafo anglo-americano chamado Edouard Muybridge (1830-1904).
“Biomecânica é uma ciência que se ocupa com análise física de sistemas biológicos, conseqüentemente análise física de movimentos do corpo humano. Movimento este, estudado através de leis físico-matemáticas incluindo-se conhecimento anatômico e fisiológico.” Amadio (2000)
Excluir“O conhecimento da mecânica do esporte ajuda a obter melhores desempenhos.” Carr (1998)
O Laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo iniciou suas atividades em Outubro de 1988, e apresenta-se hoje como um agente capaz de interagir com a estrutura científico-acadêmica de Graduação (Iniciação Científica) e Pós-Graduação (Aperfeiçoamento, Mestrado e Doutorado). Portanto, a participação do laboratório no sistema ensino-pesquisa destaca-se não apenas pela contribuição na formação acadêmica e profissional como ainda no desenvolvimento do conhecimento científico da Biomecânica. O laboratório tem por meta a investigação e análise do movimento humano em suas estruturas básicas relacionadas às atividades físico-esportivas e/ou atividades cotidianas, observando-se as consequências para o aparelho locomotor tanto em relação ao rendimento e otimização técnica como em dependência das características específicas das reações do sistema biológico humano. Estuda-se portanto as funções de movimento no contexto das relações interdisciplinares cujas reinvidicações científicas exigem métodos próprios para a melhor compreensão do complexo dos parâmetros que compõem este fenômeno natural - o movimento humano.
CINESIOLOGIA=Organização e controlo dos movimentos
ExcluirAdaptações do aparelho locomotor à actividade física e à inactividade
Pré-requisitos gerais
Noções fundamentais de:
Artrologia
Anatomia Muscular
Função Neuromuscular
Biomecânica
Biomecânica
Pré-requisitos específicos
“ Domínio dos conceitos de: força, momento de força, energia mecânica, impulso e trabalho mecânicos “ Dinâmica directa e mecânica inversa “ Domínio das metodologias de recolha e “ Domínio das metodologias de recolha e processamento de dados para análise cinemática e dinâmica
FACTORES MECÂNICOS QUE INFLUENCIAM A PRODUÇÃO DE FORÇA/TENSÃO GERADA
1) Curva Força -Comprimento
2) Curva Força - Velocidade
3) Tipo de Contracção Muscular
4) Relação Elasticidade-Força
5) Ângulo de tracção 5) Ângulo de tracção
6) Morfologia – Orientação das fibras musculares/ /Área de secção muscular
7) Temperatura
Procure, a partir de agora, observar, sentir e realizar os movimentos do corpo humano de uma forma mais sintomática e organizada, sempre no intento de estabelecer fases e etapas para realização de cada um deles. inicie pelos movimentos mais amplos e perceptíveis, procurando sempre estabelecer as fases de início, meio e fim destes movimentos. Em sequência, passa a realizar o mesmo exercício com outros tipos de movimentos mais refinados ou complexos e, em seguida, observe atentamente os movimentos e gestos desportivos realizados no âmbito esportivo. Este exercício de atenção, irá lhe oportunizar uma familiarização com os diversos tipos de movimento e instigar seu olhar mais crítico, de forma a aprimorar gradativamente sua percepção corporal e dos movimentos pertinentes à atividade e exercício físico. A Cinesiologia é uma disciplina multidisciplinar, envolvendo conhecimentos de anatomia, fisiologia articular e aplicando os mesmos aos movimentos humanos simples e complexos. Estudar Cinesiologia é relacionar a mesma de forma permanente com o estudo das multiplicidades dos movimentos executados pelo ser humano, compreendendo as forças internas e externas atuantes e seus limites, possibilitando em muitos casos até a prevenção de lesões.
ExcluirA Cinesiologia é uma área de estudo que tem como objetivo compreender os fundamentos do movimento humano a partir da criteriosa análise de suas estruturas anatômicas, especialmente, dos ossos e músculos esqueléticos. O termo Cinesiologia tem origem do grego (kinein = movimento; logos = estudo) e significa literalmente “estudo do movimento”.
ExcluirpOR quE ESTuDAR CINESIOLOgIA?
ExcluirCompreender o movimento humano na perspectiva anatômica e funcional é importante, uma vez que a história evolutiva do homem o moldou para a atividade física. Por exemplo, sabemos que a maioria das
Universidade Aberta do Brasil
22 UNIDADE 1
alavancas mecânicas no corpo humano é otimizada para desenvolver velocidade e não força; isto atesta que evoluímos com e para o movimento, afinal, nossos ancestrais tinham que ser velozes e assim aumentar a chance de sobrevivência em um mundo onde a regra era correr para não ser devorado por um animal feroz ou correr para tentar pegar algum animal para sua alimentação. Outro aspecto que caracteriza a importância de estudar Cinesiologia diz respeito ao fato de que ao compreender as causas e efeitos do movimento, podemos, através do uso deste conhecimento, estabelecer os limites aceitáveis de estresse que as estruturas locomotoras do corpo humano são capazes de suportar. isto assume especial importância na prescrição do exercício físico para as diferentes populações, tanto para a melhoria das capacidades físicas, quanto para a elucidação dos mecanismos que acarretam lesões no sistema muscular e esquelético humano. Os benefícios da atividade física na promoção da saúde e da qualidade de vida são evidentes e amplamente conhecidos na comunidade científica, desde que a mesma considere as limitações e possibilidades de quem a pratica; por exemplo, a simples atividade de varrer uma casa, pode ser prejudicial à saúde se a postura corporal adotada não for adequada para esta atividade.
No mundo do esporte, a Cinesiologia também é fundamental; uma boa técnica na execução de um gesto locomotor em qualquer esporte, nada mais é do que o movimento realizado com habilidade, ou seja, com economia de energia e no menor tempo possível, configurando o que
ExcluirCinesiologia
23 UNIDADE 1
chamamos de movimento com elevada eficiência. Os hábitos e estilos de vida que estão incorporados no cotidiano das pessoas, muitas vezes, contribuem para que o sedentarismo e todas as suas implicações na saúde das mesmas tenham aumentado significativamente nas últimas décadas. Por exemplo, a dependência do carro como meio de transporte, do controle remoto, às muitas horas diante da tv e do computador, do consumo do chamado lixo alimentar em excesso, são apenas alguns dos elementos que atestam que a falta de atividade física associada à chamada cultura alimentar tem como resultado os crescentes índices de obesidade em todas as idades.
A história da Cinesiologia se confunde com os primeiros experimentos físicos na área da Mecânica dos Corpos e remonta a quase 400 A.C. A compreensão do movimento humano sempre fascinou os homens, visto o mesmo estar diretamente relacionado com sua sobrevivência. Muitos dos grandes filósofos e físicos da humanidade tiveram contribuição para compreender a complexa quantidade de alavancas que constituem o corpo humano. Dessa forma, cientistas físicos como Newton, torricelli, Copérnico, Galileu e tantos outros, conseguiram, através do desenvolvimento de seus estudos, relacionar a mecânica dos corpos rígidos com a mecânica corporal. também é notável a contribuição dos fisiologistas que, na busca da compreensão do funcionamento dos organismos vivos, relacionaram os estudos da mecânica com a fisiologia humana. Observe atentamente a evolução científica que os estudos voltados às questões anatomofisiológicas do corpo humano vão compondo no cenário histórico. Procure identificar os elos existentes entre os autores e suas descobertas aqui relatadas, percebendo que pesquisa alguma parte do “nada”, e sim, de um fato que precisou ser analisado, testado, aplicado e retestado. Aproveite também para perceber a necessidade da multidiscipli- naridade, da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade, obser- vando atentamente o grau de instrução dos cientistas referenciados.
ExcluirCinesiologia
29 UNIDADE 2
SEÇÃO 1 pRImEIROS ESTuDOS CINESIOLógICOS
Os primeiros estudos sobre o movimento humano de que se têm registros, foram realizados pelo grego Aristóteles (384 – 322 a.C.) nas obras De partibus animalium (partes dos animais); De motu animalium (o movimento dos animais) e De incessu animalium (progressão dos animais), ele descreve a ação dos músculos e analisa a marcha. Aristóteles (Figura 1) também identificou as alavancas mecânicas como alavancas anatômicas que atuam no movimento humano.
Figura 1- Aristóteles
Outro importante nome na história da cinesiologia é o de Galeno (131 – 201 DC), sua obra na medicina foi hegemônica por mais de mil anos, dentre várias descobertas, podemos destacar seus estudos sobre a contração muscular e a constatação de que as artérias conduziam sangue e não ar como se pensava até então.
A partir do século xx, com os significativos avanços tecnológicos e metodológicos, especialmente das técnicas de análise do movimento, a cinesiologia se consolida como área de conhecimento, assumindo vital importância em cursos que têm como principal objeto de estudo o movimento humano, como é o caso da fisioterapia e da Educação Física. O aluno e o professor de Educação Física encontrarão na cinesiologia um respaldo importante para explicar o porquê de suas práticas pedagógicas.
ExcluirTerminologia Básica do Movimento
ExcluirExistem seis movimentos básicos que ocorrem em combinações variáveis nas articulações do corpo
FLEXÃO
Encontrado em quase todas as articulações completamente móveis. Éo movimento de curvar-se em que o ângulo relativo entre dois segmentos adjacentes diminui.
EXTENSÃO
Éo movimento de endireitamentoem que o ângulo relativo entre dois segmentos adjacentes aumenta a medida que a articulação retorna para a posição anatômica.
ABDUÇÃOÉo movimento para longe da linha média do corpo ou do segmento.
ADUÇÃOÉo movimento de retorno do segmento para a linha média do corpo ou segmento.
ROTAÇÃO MEDIAL
Refere-se ao movimento de um segmento ao redor de um eixo vertical que passa pelo segmento de modo que a superfície anterior do segmento move-se em direção a linha média do corpo enquanto a superfície posterior move-se para longe da linha média.
ROTAÇÃO LATERAL
Éo movimento oposto; a superfície posterior do segmento move-se em direção a linha média do corpo
Terminologia Básica do Movimento
ExcluirHIPERFLEXÃOÉo movimento de flexão além dos 180ºgrausoudametadede um círculo.
HIPEREXTENSÃOÉo movimento de extensão que vai além e passada posição zero.
HIPERADUÇÃOÉo movimento de continuação da adução, indo além da posição zero e cruza o corpo
HIPERABDUÇÃOÉo movimento de continuação da abdução, indo além da linha média do corpo
ROTAÇÃO P/ DIREITA
Éo movimento da parte anterior do tronco de modo que esta fique para a direita e a parte posterior fique para esquerda, tendo como referência a linha média.
ROTAÇÃO P/ ESQUERDA
Éo movimento da parte anterior do tronco de modo que esta fique para a esquerda e a parte posterior fique para direita, tendo como referência a linha média.
Elementos da Força:
ExcluirPonto de aplicação:éa parte do corpo onde a força atua diretamente.
Sentido: éa orientação que tem a força na direção (esquerda, direita, cima, baixo);
Direção: éa linha de atuação da força (horizontal, vertical, diagonal.);
Intensidade:éo valor da força aplicada.
Cinesiologia e Biomecânica Cinesiologia e Biomecânica
ExcluirUnidades de Força
O Newton (N)
Éa intensidade da força suficiente para imprimir a um corpo de massa igual a 1 Kg uma aceleração constante de 1m/s².
Na prática, 1 kgf éigual ao peso de um litro de água. O newton(N) éa unidade de força do Sistema Internacional de Unidades.
O Quilograma Força (Kgf)
Corresponde a intensidade de força com que a Terra atrai um corpo de massa igual a 1 Kg, ao nível do mar e a 45ºde latitude.
Cinesiologia e Biomecânica Cinesiologia e Biomecânica
ExcluirUnidades de Força
a)forças de mesma direção e mesmos sentidos: A intensidade da resultante éigual àsoma das intensidades das forças componentes. A direção e o sentido permanecem os mesmos.
b)forças de mesma direção e sentidos opostos: A intensidade da resultante éigual àdiferença entre as intensidades das forças componentes. A direção éa mesma e o sentido éo da maior força componente.
A Cinesiologiaé a ciência que estuda e analisa o movimento. As características e descrição do movimento fazem parte da cinesiologia. Cinesiologia–origem grega: •Kínesis= movimento •logos = estudoPlanos, Eixos e Nomenclatura dos Movimentos A Cinesiologiaestuda e analisa o movimento. A análise dos movimentos depende de uma descrição correta dos movimentos articulares.
ExcluirOs movimentos ocorrem através de planos imaginários e em eixos perpendiculares ao movimento e, por convenção, os movimentos articulares são definidos com relação a posição anatômica.
A compreensão desses movimentos em relação ao plano e ao eixo que são encontrados é de grande importância para os educadores físicos, por formar a base para elaboração de um programa de atividades e facilitar a localização das partes do corpo.Posição Anatômica:
•Indivíduo em posição ereta -face voltada para frente -olhar dirigido para o horizonte -membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente -membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente.Terminologia de orientação determinada a partir da posição anatômica
Medial x Lateral Proximal x Distal Superior x Inferior Cranial x Caudal Anterior x Posterior Dorsal x Plantar/Palmar Ipsolateralx Contralateral
As articulações podem ser de três tipos: Anfi artroses (articulações cartilaginosas semimóveis), por exemplo: sínfi ses e sincondro- ses; Sinartroses (articulações fi brosas imóveis), por exemplo: sindesmoses e suturas; Diartroses (articulações sinoviais móveis), por exemplo: a maioria das articulações do corpo humano. A maioria dos músculos opera com pequenos braços de momento.
ExcluirConcluí-se que: 1 Os músculos, em geral, levam desvantagem quando relacionados à produção de torque. 2 Vantagem em relação a distância e velocidade.
Um músculo pode se encurtar em aproximadamente 50% do seu comprimento.
Leis de movimento - Newton
Excluir• 1a lei – Inércia – “Todo corpo permanece em estado de repouso ou de movimento uniforme, em linha reta, a menos que seja obrigado a mudá-lo por forças externas aplicadas sobre ele”.
• 2a lei – F = m.a – A taxa de variação de quantidade de movimento linear é proporcional à força aplicada, e na direção em que a força age.
Tipos de alavancas
Excluir• 1a classe (Interfixa) - F eixo R
– Ação de agonistas e antagonistas simultaneamente.
– Tríceps da perna (no ar) – extensão de tornozelo.
• 2a classe (Interesistente) - F R eixo – O músculo ou força interna possui vantagem mecânica maior do que a força externa. – Braço de momento interno > que o externo.
• 3a classe (Interpotente) - R F eixo – A maioria dos sistemas do corpo humano. – Peso externo possui vantagem mecânica > do qua a força muscular.
Tipos de ativação muscular
Excluir• Ativação isométrica – Músculo produz força enquanto mantém um comprimento constante. – Torque interno (TI) = Torque externo (TE).
• Ativação concêntrica – Músculo produz força enquanto se contrai (diminui de comprimento).
• Ativação excêntrica
– Músculo produz um força ativa enquanto está sendo alongado. – TE > TI.
Terminologia relacionada com as ações musculares
• Agonista. – Músculo ou grupo de músculos que está mais diretamente relacionado com o início e a execução de um movimento específico.
• Antagonista. – Músculo ou grupo de músculos que realiza ação oposta ao de um agonista.
• Sinergista. – Par de músculos quando cooperam durante a execução de um movimento específico
ExcluirFaixa Preta significa dignidade, não é fim, nem estabilidade, começa-se aqui a
expor toda sua habilidade.
Ensinando o Taekwondo para posteridade.
Na Faixa Preta não se encerra o aprendizado, aprende-se a olhar para o passado,
valorizar cada momento conquistado, sabendo que seus atos devem ser sempre aprimorado.
POONSE
ExcluirPela nossa história ( Taekwondo no Brasil ) o POONSE, terminologia atualmente usada para FORMA é também conhecida como HYONG ou TURL.
A antiga lei do oriente era similar ao Código de Hamurabi, “olho por olho, dente por dente”, e era rigorosamente praticada, durante um combate, mesmo quando a morte era acidental. Neste tipo de ambiente e desde o presente sistema de combate livre ainda não tem sido desenvolvido, era impossível para um estudante de artes marciais praticar ou testar sua habilidade individual de ataque e defesa se - não contra um verdadeiro oponente. A evolução individual era certamente obstruída, até uma praticante criar sua primeira FORMA (POONSE).
As FORMAS eram movimentos fundamentais variados a maioria dos quais representando ou técnica de ataque ou de defesa, constituindo uma seqüência lógica e definida.
O estudante praticava sistematicamente com vários oponentes imaginários em diversas situações usando todas ferramentas de ataque e bloqueio possíveis em diferentes direções. Estas práticas de formas capacitam o estudante a treinar muitos movimentos fundamentais em série, desenvolver técnicas de combate, melhorar a flexibilidade dos movimentos, condicionar o físico, desenvolver músculos, controlar a respiração, desenvolver movimentos fluidos e suaves e ganhar ritmicidade dos movimentos.
Capacitava também o estudante a adquirir determinadas técnicas especiais que não poderiam ser obtidas por outro exercício básico ou de combate. Uma FORMA pode ser comparada a uma unidade tática se o movimento for um treino individual de um soldado ou a um alfabeto se o movimento for comparado a um treino individual de uma letra.
De acordo com a forma, a razão de todos os movimentos é uma série de combate, teste de potência, proeza e beleza. Embora o combate possa meramente indicar que o oponente é mais ou menos avançado, os POONSE são um barômetro mais crítico na evolução das técnicas individuais. A posição é de grande importância, pois é uma técnica científica de ataque e defesa, que se baseia no movimento de todos componentes do organismo. Seu treino consiste em movimentos dentro de um diagrama, em várias direções com adversários imaginários em todas as direções. É muito importante que se habitue a posições corretas desde o início. Desenvolvido a partir de uma base científica de constituição muscular e óssea, associados à intensidade de força aplicada, exige-se muito esforço e tenacidade na prática dos POONSE.
Os seguintes pontos deverão ser considerados durante a prática do POONSE:
Excluir1. O POONSE deverá iniciar e terminar exatamente sobre a mesma marca. Isto indicará a acuidade dos movimentos do praticante;
2. A correta postura e expressão facial deverão ser mantidas por todo o tempo;
3. Os músculos do corpo deverão ser tencionados ou relaxados de acordo com os momentos críticos do exercício;
4. O exercício deverá ser realizado com movimentos rítmicos e com leveza;
5. Os movimentos deverão ser acelerados ou desacelerados de acordo com o padrão do POONSE em exercício;
6. Cada POONSE deverá ser realizado com perfeição antes de passar para o próximo estágio;
7. Os estudantes deverão conhecer a finalidade de cada movimento;
8. Os estudantes deverão realizar cada movimento com realismo;
9. As técnicas de ataque e defesa deverão ser igualmente distribuídas entre os pés e as mãos.
TAEGEUK
Os TAEGEUKs simbolizam o céu e a terra, a magnificência do universo. A posição TAEGEUK é o movimento que mostra o princípio da filosofia universal, baseando-se na teoria do positivo e negativo de TAEGEUK. As Linhas de movimento também se baseiam nos PARLGYE (oito GYE), onde são explorados todas as posições de defesa, ataque, avanço, recuo, velocidade, intensidade de força. O essencial dessa posição está na exatidão e velocidade da respiração e movimento, a mudança rápida e correta do centro de equilíbrio, onde temos a aplicação da filosofia universal TAEGEUK.
Tae Geuk é o símbolo sobre a regra científica da criação do universo e da maneira de viver do homem. A palavra significa: TAE – Início e GEUK – Infinito.
O Tae Geuk é formado da junção do Mu-Geuk ( círculo ), Yang I ( curva em vermelho e azul ) e seus Parl Gues ( oito trigramas de harmonia da natureza ).
1. Tae Geuk – Luz, centralização do universo e da vida.
2. Um Geuk – Força, raiz da vida.
3. Yang I – Movimento de evolução do universo e da vida humana como combinação entre a força positiva e a negativa ou entre a matéria e a não-matéria.
Os três são formados em um só.
4. Parl Gue – São os oitos trigramas (céu, satisfação, fogo (sol), trovão, vento, água, montanha e terra) da natureza com o Tae Geuk que cria harmonia e desenvolve os acontecimentos do universo. Quando o traço é maior significa positivo e menor negativo.
Histórico
No século 35 a.C. no reino de Sin Si, o príncipe Bok-He, caçula (12º filho do rei Te Ui), recebeu sabedoria através de três espíritos ( Hwan In, Hwan Um e Hwan Gum – formadores da península da Coréia ) e o Parl Gue no templo onde rezava para Dan Gun ( Fundador da Coréia ). Na sua profissão era especialista em chua e natureza – desenhou Ra-Do (um dragão que sai do Rio Hwang Ra na China carregando o sol, a lua e as estrelas). Assim foi criado o Tae Geuk e o Parl Gue que mais tarde foram desenvolvidos e completados pelos sábios Moon, Ju Gong, Gong Ja e Il Bu Kim.
FUNDAMENTO
O Poonse é fruto científico da história e de acontecimentos de 5 mil anos de existência da Coréia. Pode-se observar e, sua parte técnica que o Kyorugui é a aplicação do Poomse na prática. Mesmo na teoria, pode-se descobrir uma maneira de agir do Poomse. Podemos finalizar dizendo que o Poomse do Taekwondo é um modo de se executar movimentos com a utilização de métodos, obtendo assim o aperfeiçoamento físico e mental.
VOCABULÁRIO
ExcluirKuryong(Comando)
Faixa ( Ti )
Tchario ..................................... Sentido
Son-So ...................................... Juramento
Murup Kuro............................. Ajoelhar-se
Iro So ....................................... Levantar-se
Tio gá ........................................ Correr
Kalhô ....................................... Separar
An Joa ..................................... Sentar
Ki Rab....................................... Grito Forte
Ke Shi ...................................... Contagem
Retchiô...................................... Debandar, abrir
Shijak ....................................... Começar
Shi O ......................................... Descansar
Ball Ba kuo .............................. Trocar de Perna
Tio Gá ...................................... Correr
Jua-u-Hyang-u ........................ Ficar frente a frente
Kuman ..................................... Parar
Tirô Torá .................................. Meia volta
Jumbi ....................................... Preparar
Parô ......................................... Voltar - parar
Ke sok ...................................... Continuar
Si Sha Ti.................................... Exame de Faixa
Insa (Cumprimento)
Kiunhê........................................Saudação
Kuki e Derraio Kiunhê ............Saudação as Bandeiras
Do-Djan Kiunhê .......................Saudação a Sala de Aula
Kwan Ja Nim Kiunhê ..............Saudação ao Grão Mestre
Sa Bo Nim Kiunhê ...................Saudação ao Mestre
Kio Sa Nim Kiunhê.................. Saudação ao Instrutor
Jo Kio Nim Kiunhe ..................Saudação ao Assistente
Anhión Rasseio ........................ Tudo bem
Gansa Ram ............................... Obrigado
Nê .............................................. Sim ou Ok
Faixa Preta
ExcluirBang Hyang (Direções) e Nopi (Altura)
Jo Kio Nim........................Ajudante
Kio Sa Nim........................Professor
Sa Bo Nim..........................Mestre
Kwan Ja Nim....................Grão-Mestre
Orun ......................................... Direito
Uen .......................................... Esquerdo
Saju .......................................... 4 Direções
Olgul ......................................... Rosto
Monton ..................................... Tronco
Arê ............................................ Baixo
Yop ........................................... Lado
Tit ............................................. Atrás
Ap ............................................. Frente
Bakat ....................................... Para Fora
An ............................................ Para Dentro
Contagem
1 – Hanná………2 - Tull
3 - Set ……….....4 - Net
5 - Dôsat ............6 - Iôsat
7 - Ilgôb…….......8 - Iodoll
9 - Ahop...............10 - Iol
20 - Su-mull ...........30 - Sol-hun
40 - Ma-h un .........50 - Shi-mun
60 - Ye-sun.............70 - Il-hun
80 - Yo-dun.............90 - A-hun
100 - Beck……......1000 -Tchon
Kyong-ki (Comandos para Competição)
Kyorugui(Combate)
Kyong Ki Jang ………………. Área de Competição
Chong ...................................... Azul
Hong ........................................ Vermelho
Tche Gub ................................. Categoria
Ke Tchue ................................. Pesagem
Tchu Tchom ............................. Sorteio
Tue Jang ................................... Retirada do Local
Seung Já ................................... Vencedor
Son On ..................................... Declaração
Duktchon .................................. Ponto Ganho
Kamtchon ................................. Ponto Perdido
Kyongo..................................... Advertência
Jonkwang Fan........................... Painel eletrônico
Sil Kyok ................................... Desclassificação
Fo Gui ...................................... Desistência
Fan Jong ................................... Decisão
Palmok Bohode ........................ Protetor de braço
Jungani Bohode......................... Protetor de canela
Mathyo Kyorugui ..................... Luta combinada
Sebon Kyorugui ....................... Luta combinada de três passos
Jaiu Kyorugui .......................... Luta livre-combate
Shihap Kyorugui ..................... Luta de competição
Hogu Kyorugui ........................ Luta com protetor de tórax
Ran Bun (il Bo) Kyorugui ....... Luta combinada de um passo
Step Kyorugui .......................... Luta com Step
Iaksok Kyorugui ...................... Luta combinada simulada-sombra
Ho Shin Kyorugui .................... Luta de defesa pessoal
Il De Kyorugui ......................... Luta de dois contra um
Andja Kyorugui ...................... Luta sentada
Son (Mão)
ExcluirKibon Donjak (Aplicação Movimentos)
Sonnal .............................Lateral da mão aberta
Sonnal Dung ..................Região abdutor do polegar da mão aberta
Son Dung........................Dorso da mão
Pyon Sonkut ..................Pontas do dedo da mão aberta
Kauwi Sonkut ................Ponta dos dedos em forma de tesoura (dedo indicador e médio)
Ran Sonkut ....................Ponta do dedo indicador
Mo Dum Sonkut............ Duas pontas do dedo, juntas dos dedos indicador e médio.
Batang Son..................... Base da palma da mão
Kom Son ....................... Mão em forma de "pata de urso"
Agui Son........................ Região abdutor dos dedos polegar e indicador
Son Mok........................ Pulso
Tchirugui .......................Soco
Tchigui ...........................Bater
Tchirgui ......................... Perfurar
Tchiki .............................Enfiar
Rulki ...............................Arranhar
Maki .............................. Defesa
Rurigui .......................... Arrancar
Pegui ............................. Retirar
Tchagui ......................... Chute
Oligui ............................ Levantar
Milgui ........................... Empurrar
Pyogui .............................Abrir
Tchirugui(Soco)
Tchigui (Bater)
Ap Tchirugui......................Soco para frente
Olgul Tchirugui......................Soco no rosto
Monton Tchirugui......................Soco no tronco
Arê Tchirugui......................Soco para baixo.
Yop Tchirugui.......................Soco para o lado
Seo Tchirugui.......................Soco com o dorso do punho virado para o lado
Jetchio Tchirugui......................Soco com a mão virada
Tchigui Tchirugui......................Soco batendo
Tolhô Tchirugui......................Soco curvado para a lateral. Soco Cruzado.
Tit Tchirugui......................Soco para trás
Dangkyo Tok Tchirugui ………Puxar e socar no queixo
Bandê Tchirugui......................Soco direto ou “Jeb”- mesmo braço da perna da frente.
Barô Tchirugui......................Soco direto ou “direto”- braço contrário da perna.
Neryô Tchirugui ....................Soco de cima para baixo. Usado nos quebramento de telhas.
Mok Tchigui ....................... Bater no pescoço
Pakat Tchigui........................ Bater para fora
Ap Tchigui....................... Bater para frente
Tok Tchigui....................... Bater no queixo
Yop Tchigui ...................... Bater para o lado
Monton Tchigui...................... . Bater no peito
Tit Tchigui...................... Bater para trás
Neriô Tchigui....................... Bater descendo
An Tchigui ..................... Bater para dentro
Ollyo Tchigui ..................... Bater levantando
Tolho Tchigui....................... Bater virado
Tchirgui (Perfurar)
ExcluirSeo Tchirgui .........................Perfurar com a mão na lateral
O-Fô Tchirgui..........................Perfurar com as costas da mão para cima
Jetchio Tchirgui..........................Perfurar com a palma da mão para cima
Sonkut Tchirgui.......................... Perfurar com a ponta da mão
Sogui (Base da Perna)
Jumok ( Punho)
Pyoni Sogui .....................Base à vontade
Tcharyô Sogui.................Base de sentido
Moa Sogui........................Base com os pés fechados
Naraní Sogui....................Base com os pés abertos na largura do ombro
Jutchum Sogui.................Base sentado ou agachado (posição de cavalgar)
Orun Sogui...................... Base pelo lado direito
Uen Sogui.........................Base pelo lado esquerdo
Ap Sogui...........................Base frontal (passo normal de caminhada)
Ap kubi Sogui..................Base de passo penetrado (longa para frente)
Di kubi Sogui...................Base em "L"
Boon Sogui.......................Base de leopardo
Natchuo Sogui.................Base mais agachado do que o “Jutchum Sogui”.
Kyot Dari Sogui...............Base encostada entre dois pés
Tit Koa Sogui...................Base com os pés cruzados por trás
Ap Koa Sogui...................Base com os pés cruzados pela frente
Rak Dari Sogui................Base c/ um pé no chão e outra perna próxima a lateral do joelho
Ogum Sogui......................Base c/ um pé no chão e outra perna na região poplítea do joelho
Pyon Jumok ......................... Punho aberto
Bam Jumok.......................... Punho com os dedos dobrados
Jip-Ke Jumok……………….. Punho com os dedos do polegar e indicador
Me Jumok .......................... Punho lateral - lado do mínimo
Dung Jumok.......................... Punho com as costas da mão
Pal(Braço)
Palkup..........................................Cotovelo
Palmok.........................................Região do Ante braço
Pakat Palmok..............................Face medial do antebraço
An Palmok..............................Face lateral do antebraço
Dung Palmok..............................Face posterior do antebraço
Mit Palmok..............................Face anterior do antebraço
Maki (Defesa)
ExcluirBal (Pé)
Arê Maki.............................Defesa embaixo
Monton Maki.............................Defesa no tronco
Olgul Maki.............................Defesa no rosto
Retchio Maki.............................Defesa abrindo o antebraço
Yop Maki ............................Defesa na lateral
Otkoro Maki.............................Defesa com os braços cruzados
Kodurô Maki............................ Defesa com o outro braço apoiado
Pakat Maki.............................Defesa para fora
An Maki.............................Defesa para dentro
Nulô Maki.............................Defesa pressionando
Pitrô Maki............................Defesa torcendo
Tchukio Maki ............................ Defesa levantando
Ap Tchuk .............Parte da frente do pé
Ti Tchuk..............Parte de trás da sola do pé
Bal kut..................Ponta dos dedos dos pés
Bal Nal..................Borda do pé (faca do pé)
Bal Bakat..............Planta do pé
Bal Dung...............Dorso do pé
Ti kuntchi.............Calcanhar
Dari (Perna)
Murup..................Joelho
Jungani................Canela
Tchagui (Chute)
Sogui (Bases)
Ap Tcha Oligui...............Levantando a perna para frente (Ap Podô Oligui)
Tigô Tchagui..................Chute enfiando/descendo (Neryô Tchagui)
Ap Tchagui.……...........Chute frontal (com o artelho do pé)
Ap Podô Tchagui..........Chute frontal (com o calcanhar)
Tolhô Tchagui...............Chute semi circular na cabeça (Olgul Tolhô Tchagui)
Bandal Tchagui............ Chute semi circular no tronco (Pandal ou Montong Tolhô Tchagui)
Yop Tchagui..................Chute lateral com a faca do pé
Pitrô Tchagui.................Chute diagonal para fora
Bandê Tchagui...............Chute para dentro (Ap Tolhô Tchagui)
Mirô Tchagui..................Chute empurrando
Tit Tchagui.....................Chute para trás (Coice)
Furyô Tchagui................Chute “arrancando” ou invertido na cabeça
Tora Furyo Tchagui.......Chute giratório (Bandê Tolhô Tchagui)
Mo-Dum Bal Tchagui.....Chute com os pés juntos
Dangson Tchagui............Chute duplo com salto
Ilja Tchagui.....................Chute em uma linha reta
Nakô Tchagui..................Chute pescada
Pakat Tchagui.................Chute circular para fora
An Tchagui......................Chute circular para dentro
Jap-Go Tchagui...............Chute segurando
Kulô Tchagui...................Chute escorregando
Tuio Tchagui....................Chute com salto
Kauwi Tchagui.................Chute com formato de tesoura
Sok-Ó Tchagui.................Chute misturado
Iô Tchagui.........................Chute repetido
Tuksu Tchagui .................Chute específico
Da Bang Hyang Tchagui..Chute com mais de duas repetições
Pionhi Sogui - Base de preparação com pernas esticadas, distância de um pé entre os calcanhares e distribuição igual do peso.
Moa Sogui - Base com as pernas esticadas e pés juntos. Peso do corpo distribuído igualmente.
Naraní Sogui - Base com as pernas esticadas: abertura lateral do pé esquerdo (distância de um pé). Peso do corpo distribuído igualmente.
Jutchum Sogui - Base com abertura lateral de dois pés, pernas flexionadas e distribuição igual do peso. Pés paralelos.
Ap Sogui - Base com as pernas esticadas, abertura como se estivesse caminhando (um passo para frente). Distribuição do peso igual.
Ap Kubi Sogui - Base com abertura frontal de um passo e meio, e largura dos ombros entre os pés. Perna da frente flexionada e perna de trás esticada.
Ti Kubi Sogui - Base com os pés posicionados em "L". Joelhos flexionados, e abertura dos calcanhares igual a um passo. Distribuição do peso com 60-70% na perna de trás e 30-40% na perna da frente.
Bum Sogui - Base de "Leopardo", com abertura frontal de um passo, e a perna da frente com o calcanhar levantado (ficando na ponta dos pés). Distribuição do peso com 10% na perna da frente e 90% na perna de trás.
Koa Sogui - Base com pés cruzados por trás.
Tchariô Sogui - Base em posição de sentido.
Apostila de Faixa Branca
Excluir10° GUB - FAIXA BRANCA
KIBON DONJAK (Técnicas de ataque e defesa)
SON KI SUUL (Técnicas de mãos)
1- TCHUMTCHUM SOGUI DU JUMOK OPO JIRUGUI. (Base na largura de três pés com ataque duplo com os dois punhos em posição horizontal na altura do tórax)
2- AP KUBI OTKORO ARE MAKI. (Base no cumprimento de quatro pés e defesa cruzando os dois punhos em posição vertical abaixo da cintura)
3- AP KUBI SONNAL OTKORO OLGUL MAKI. (Base no cumprimento de quatro pés e defesa cruzando as duas facas das mãos em posição vertical acima da linha do rosto)
4- AP KUBI ARE MAKO, MONTON BARO JIRUGUI. (Base no cumprimento de quatro pés, defesa de cima para baixo com antebraço externo e soco no tórax com punho em posição horizontal com base trocada).
5- AP KUBI OLGUL MAKO, MONTON BARO JIRUGUI. (Base no cumprimento de quatro pés, defesa de baixo para cima com antebraço externo e soco no tórax com punho em posição horizontal com base trocada)
6- AP KUBI MONTON PAKAT MAKO, OLGUL BARO JIRUGUI. (Base no cumprimento de quatro pés, defesa de dentro para fora no tórax com antebraço externo e soco no rosto com punho em posição horizontal com base trocada)
BAL KISUL (Técnicas de pés)
1- AP BAL AP TCHAGUI (Chute frontal usando a ponta do pé com a perna da frente)
2- AP BAL DOLIO TCHAGUI (Chute circular 180º usando o peito do pé com a perna da frente)
3- AP BAL AN TCHAGUI (Chute de fora para dentro usando a faca interna do pé com a perna da frente)
4- AP BAL PAKAT TCHAGUI (Chute de dentro para fora usando a faca externa do pé com a perna da frente)
5- AP BAL BANDAL TCHAGUI (Chute semicircular 90º graus (Meia Lua) utilizando a faca do peito do pé com a perna da frente)
6- AP BAL YOP TCHAGUI (Chute lateral usando a sola ou faca externa do pé com a perna da frente)
7- TIT BAL NAGAMIO AP TCHAGUI (Chute frontal usando a ponta do pé com a perna de trás avançando)
8- TIT BAL NAGAMIO DOLIO TCHAGUI (Chute circular 180º usando o peito do pé com a perna de trás avançando)
9- TIT BAL NAGAMIO AN TCHAGUI (Chute de fora para dentro usando a faca interna do pé com a perna de trás avançando)
10- TIT BAL NAGAMIO PAKAT TCHAGUI (Chute de dentro para fora usando a faca externa do pé com a perna de trás avançando)
11- TIT BAL NAGAMIO BANDAL TCHAGUI (Chute semicircular 90º graus (Meia Lua) utilizando a faca do peito do pé com a perna de trás avançando)
12- TIT BAL NAGAMIO YOP TCHAGUI (Chute lateral usando a sola ou faca externa do pé com a perna de trás avançando)
POOMSE (SEQUENCIA DE MOVIMENTOS)
SAJU JIRUGUI (Movimento de ataque e defesa em quatro direções)
SAJU AP TCHAGUI (Movimentos de chutes frontais em quatro direções)
TEORIA:
COMANDOS BASICOS
PROCEDIMENTOS: ENTRADA EM SALA DE AULA, COMO CHAMAR PROFESSOR, UNIFORME, SAUDAÇAO NO INICIO E FIM DE AULA...
ORIGEM: HISTORIA DO TKD, E DO TKD NO BRASIL.
Dicionario de Taekwondo
ExcluirKuryong= Comando
Tchariot= Sentido
Son-So= Juramento
Murub Kuro= Ajoelhar-se
Irossôt= Levantar-se
Tio gá= Correr
Kalhyo= Separar
AnDja= Sentar
Ki Rab= Grito
Ke-Shi= Contar até 10
Retchio= Debandar, abrir
Shijak= Começar
Shiô= Descansar
Bal Bakugui= Trocar de Perna
Tio Gá= Correr
Jua-u-Hyang-u= Ficar frente à frente
Kuman= Parar
Tirô Tora= Meia volta
Jumbi= Preparar
Parô= voltar - parar
Kesok= continuar
Faixa
Ti= Faixa
Si Sha Ti= Exame de Faixa
Insa(Cumprimento)
Kiunhe= Saudação
Kuki e Derraio Kiunhe= Saudação as Bandeiras
Do-Djan Kiunhe= Saudação a Sala de Aula
Kwan Ja Nim Kiunhe= Saudação ao Grão Mestre
Sa Bo Nim Kiunhe= Saudação ao Mestre
Kio Sa Nim Kiunhe= Saudação ao Instrutor
Jo Kio Nim Kiunhe= Saudação ao Assistente
Anhión Rasseio= Tudo bem
Gansa Ram= Nida Obrigado
Nê ou Ié= Sim
Bang Hyang(Direções) e Nopi (Altura)
Orun= Lado Direito
Uen= Lado Esquerdo
Saju= 4 direções
Olgul= Rosto
Monton= Tronco
Arê= Baixo
Yop= Lado
Dwi= Atrás
Ap= Frente
Bakat= Fora
An= Dentro
Pitrô= Diagonal p/ Fora
Aproka= Deslocar-se p/ frente
Tiroka= Deslocar-se p/ trás
Uroka= Deslocar-se para a direita
Tcharoka= Deslocar-se para a esquerda
Kyong-ki(Competição) - Shihap
ExcluirKyong Ki Jang= Área de Competição
Thong= Azul
Hong= Vermelho
Tche Gub= Categoria
Ke Tchue= Pesagem
Tchu Tchom= Sorteio
Kyong Ki Shi Gan= Duração de Combate
Tue Jang= Retirada do Local
Seung Ja= Vencedor
Son On= Declaração
Duktchon= Ponto Ganho
Kamtchon= Ponto Perdido
Kyongo= Advertência
Jonkwang Fan= Painel eletrônico
Sil Kyok= Desclassificação
Fo Gui= Desistência
Fan Jong= Decisão
Palmok Bohode= Protetor de braço
Jungani Bohode= Protetor de canela
Kyorugui(Combate)
Mathyo Kyorugui= Luta combinada
Sebon Kyorugui= Luta combinada de três passos - Sa Bo Nim
Jaiu Kyorugui= Luta livre-combate
Shihap Kyorugui= Luta de competição
Hogu Kyorugui= Luta com protetor de tórax
Ran Bun (il Bo) Kyorugui= Luta combinada de um passo
Step Kyorugui= Luta com Step
Iaksok Kyorugui= Luta combinada simulada-sombra
Hosin Kyorugui= Luta de defesa pessoal
Il De Kyorugui= Luta de dois contra um
Andja Kyorugui= Luta sentada
Contagem
Hanná= Um
Tull= Dois
Sêt= Três
Nêt= Quatro
Dôsat= Cinco
Iôsat= Seis
Ilgôb= Sete
Iodoll= Oito
Ahop= Nove
iol= Dez
Su-mull= Vinte
Sol-hun= Trinta
Ma-hun= Quarenta
Shi-mun= Cinquenta
Ye-sun= Sessenta
Il-hun= Setenta
Yo-dun= Oiteta
A-hun= Noventa
Beck= Cem
Tchon= Mil
Sogui(Base da Perna)
ExcluirPyoni Sogui : Base à vontade
Tchariôt Sogui : Base de sentido
Moa Sogui : Base com os pés fechados
Narani Sogui : Base com os pés abertos na largura do ombro
Jutchum Sogui : Base sentado (agachado)
Orun Sogui : Base pelo lado direito
Uen Sogui : Base pelo lado esquerdo
Ap Sogui : Base frontal (passo norma)
Apkubi : Base de passo penetrado
Dwitkubi : Base em "L"
Boom Sogui : Base de leopardo
Natchuo Sogui : Base mais agachado do que o Jutchum Sogui
Kyot Dari Sogui : Base encostada entre dois pés
Dwit Koa Sogui : Base com os pés cruzados por trás
Ap Koa Sogui : Base com os pés cruzados pela frente
Hakdari Sogui : Base c/ um pé no chão e outra perna próxima a lateral do joelho
Ogum Sogui : Base c/ um pé no chão e outra perna na região proplítea do joelho
Kibon Donjak(Aplicação Movimentos)
Jirugui : Soco
Tchigui : Bater
Tzirugui : Perfurar
Tchiki : Enfiar
Rulki : Arranhar
Maki : Defesa
Rurigui : Arrancar
Pegui : Retirar
Tchagui : Chute
Oligui : Levantar
Milgui : Empurrar
Pyogui : Abrir
Son(Mão)
Sonnal : Lateral da mão aberta
Sonnal Dung : Região abdutor do polegar da mão aberta
Son Dung : Dorso da mão
Pyon Sonkut : Pontas do dedo da mão aberta
Kauwi Sonkut : Ponta dos dedos em forma de tesoura (dedo indicador e médio)
Ran Sonkut : Ponta do dedo indicador
Mo Dum Sonkut : Duas pontas do dedo, juntas dos dedos indicador e médio Batang Son : Base da palma da mão
Kom Son : Mão em forma de "pata de urso"
Agui Son : Região abdutor dos dedos polegar e indicador
Son Mok : Pulso
ExcluirBal( Pé)
Ap Tchuk: Parte da frente do pé
Dwichuk: Parte de trás da sola do pé
Balkut: Ponta dos dedos dos pés
Bal Nal: Borda do pé (faca do pé)
Bal Bakat: Planta do pé
Bal Dung: Dorso do pé
Dwikuntchi: Calcanhar
Tchagui(Chute)
ExcluirAptcha Oligui: Levantando a perna para frente
Tigô Tchagui: Chute enfiando/descendo (Neryo Tchagui)
Ap Tchagui: Chute frontal
Tollyo Tchagui: Chute virando lateral
Yop Tchagui: Chute com a faca do pé
Pitrô Tchagui: Chute diagonal para fora
Bandê Tchagui: Chute para dentro (Ap Dollyo Tchagui)
Mirô Tchagui: Chute empurrando
Tchi Tchagui: Chute para trás (Coice)
Furyo Tchagui: Chute arrancando
Tora Furyo Tchagui: Chute giratório (Bandê Tollyo Tchagui)
Go-Dup Tchagui: Chute em seguida
Mo-Dum Bal Tchagui: Chute com os pés juntos
Dangson Tchagui: Chute duplo com salto
Ilja Tchagui: Chute em uma linha reta
Pot-Ô Tchagui: Chute esticado frontal
Nakó Tchagui: Chute pescada
Pakat Tchagui: Chute circular para fora
An Tchagui Chute: circular para dentro
Jap-Go Tchagui: Chute segurando
Gulô Tchagui: Chute escorregando
Timyo Tchagui: Chute com salto
Kauwi Tchagui: Chute com formato de tesoura
Sok-Ó Tchagui: Chute misturado
Iô Tchagui: Chute repetido
Tuksu Tchagui: Chute específico
Da Bang Hyang: Tchagui Chute com mais de duas repetições
Faixa Pretas
Jo Kio Nim: Ajudante Kio Sa Nim: Professor
Sa Bo Nim: Mestre
Kwan Ja Nim: Grão - Mestre
Iol - dezSagui (Bases) Selecione outro assunto: Pionhi sagui jumbi - base de preparação com pernas esticadas, distância de um pé entre os calcanhares e distribuição igual do peso.
Moa sagui - base com as pernas esticadas e pés juntos. Peso do corpo distribuído igualmente.
Narani sagui - base com as pernas esticadas: abertura lateral do pé esquerdo (distância de um pé). Peso do corpo distribuído igualmente.
Jutchum sagui - base com abertura lateral de dois pés, pernas flexionadas e distribuição igual do peso. Pés paralelos.
Ap sagui - base com as pernas esticadas, abertura como se estivesse caminhando (um passo para a frente). Distribuição do peso igual.
Ap kubi - base com abertura frontal de um passo e meio, e largura dos ombros entre os pés. Perna da frente flexionada e perna de trás esticada.
Duit kubi - base com os pés posicionados em "L". Joelhos flexionados, e abertura dos calcanhares igual a um passo. Distribuição do peso com 60-70% na perna de trás e 30-40% na perna da frente.
Bum sagui - base de "Leopardo", com abertura frontal de um passo, e a perna da frente com o calcanhar levantado (ficando na ponta dos pés). Distribuição do peso com 10% na perna da frente e 90% na perna de trás.
Koa sagui - base com pés cruzados por trás.Saudações ao DO-DJAN e às Bandeiras Selecione outro assunto: Tchariot - posição de sentido
Conheça os nutrientes que não podem faltar antes da academia!
ExcluirPor Larissa FariaOs nutrientes são a base da sustentação do corpo durante qualquer atividade física. É por meio deles que o organismo recebe energia, preserva os músculos, protegem as artérias e proporcionam um desempenho satisfatório durante o exercício. Além disso, uma boa alimentação pode prevenir a hipoglicemia, cãibras e desmaios durante os treinos. Veja os nutrientes essenciais para quem pratica uma atividade física e conheça os benefícios que eles fazem pelo seu corpo!
• Proteína: essencial para aqueles que querem ganhar massa muscular, pois a proteína é o principal nutriente para o desenvolvimento corporal. “A ingestão de proteína é fundamental para preservar a massa magra (músculo) durante o treino e evitar a degradação muscular”, garante Andreia Gonzalez Barbeiro, nutricionista Funcional do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas.
• Carboidratos: constitui a maior fonte de energia do corpo, portanto, não pode faltar antes e depois da atividade física. “O carboidrato é essencial para um potente estímulo à insulina, um hormônio essencial para anabolismo muscular por participar da ativação da síntese proteica muscular”, enfatiza Thiago Volpi, nutrólogo esportivo do Espaço Volpi, em São Paulo.
Andreia orienta a preferir os carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico, como farinha de trigo integral, aveia, soja, legumes, frutas e vegetais, “pois fornecem um fluxo constante de energia ao corpo e evitar os carboidratos de alto índice glicêmico, que são liberados rapidamente na corrente sanguínea e isso resulta em um rápido aumento de energia, seguido por uma queda rápida”.
• Lipídios: devem ser consumidos em quantidades moderadas, sempre optando pelas gorduras boas – gorduras insaturadas (mono e poli-insaturadas). As gorduras monoinsaturadas, presente em alimentos como castanhas, nozes, amêndoas, azeite de oliva extra virgem, amendoim, linhaça, óleo de linhaça, abacate e salmão, tem a capacidade de proteger as artérias do corpo humano, além de promover o aumento do colesterol bom (HDL) e reduzir o colesterol mau ou ruim (LDL). De acordo com o nutrólogo Thiago, “a alimentação dos desportistas deve ser rica nesse tipo de gordura para que ele tenha uma condição melhor de saúde e um desempenho satisfatório em seus treinos físicos”.
• Vitaminas e Minerais: esses elementos são importantes para o funcionamento do organismo, reações metabólicas, sistema imunológico e em especial para o rendimento de atletas e praticantes de atividade física.
• Água: uma hidratação adequada contribui para evitar a fadiga muscular e o esgotamento físico. Vale lembrar que a reposição de água no organismo não se dá pelo volume, e sim pela frequência! “Beba água frequentemente e em pequenas quantidades antes, durante e depois da competição”, orienta Thiago Volpi.
• Eletrólitos: “No caso de exercícios intensos, além da ingestão de água precisamos ter atenção com os eletrolítico como sódio, cloro e potássio, além da glicose para manter a glicemia estável”, ressalta Andreia.
Thiago Volpi afirma que o cardápio ideal para os praticantes de atividade física deve conter todos os nutrientes nutrientes, ingerindo alimentos dos diferentes grupos alimentares: carboidratos (pães, cereais integrais, massas, arroz, etc.), proteínas (carnes, ovos, leite e derivados), vitaminas e minerais (hortaliças, verduras e frutas), fibras e água.
Um nutricionista poderá montar um cardápio mais específico, em que levará em conta as características genéticas e condições de treinamento para cada pessoa. Feito isso, lembre-se que apenas o hábito levará ao sucesso.
http://revistashape.uol.com.br/dieta/2268/materia/nutrientes-necessarios-para-os-exercicios-fisicos
Aquecimento e alongamentoPresentation Transcript
Excluir1. Aquecimento e Alongamento – 6º ano EE Prof. Fátima Gaiotto Sampaio Professor Kanela
2. AquecimentoÉ uma técnica normalmente praticada antes de atividades desportivas ou de exercícios físicos. Consiste em aumentar gradualmente a intensidade da atividade física.
3. Importância do AquecimentoO principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o esporte, seja em treinamento, na competição ou no lazer. Ele visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir as lesões.Existem dois tipos de aquecimento: o geral e o específico.
4. Aquecimento GeralDeve possibilitar um funcionamento ativo do organismo como um todo. Para isso devemos fazer exercícios que utilizam de grandes grupos musculares. Correr é um bom exemplo.
5. Aquecimento Específico Utiliza exercícios específicos para umadeterminada modalidade. Aqui, os exercícios devem utilizar a musculatura exigida no esporte que será feito em seguida. Nota-seque o aquecimento específico deve ser feito após o aquecimento geral.
6. Fatores que influenciam o aquecimentoIdadeEstado de treinamentoDisposição PsíquicaAltura do diaModalidade esportivaTemperatura ambienteMomento do Aquecimento
7. Alongamento É o exercício para preparar e melhorara flexibilidade muscular, ou seja, os músculos aumentam seu comprimento e como consequência a sua flexibilidade. Esse é o principal efeito do alongamento, pois assim será maior o movimento possível para uma determinada articulação.
8. Benefícios para o corpoReduzem as lesões;Relaxam o corpo;Ativam a circulação;Deixam o corpo mais solto e leve;Corrige a postura;Aumenta a agilidade mesmo com idade avançada;Benefícios para a coordenação;
9. Tipos de alongamentoAlongamento dinâmico - ele é indicado para casos em que o ganho da flexibilidade melhora o desempenho esportivo. Fazer alongamentos dinâmicos - como a elevação dos joelhos, o agachamento e rotação de braços e tronco é sempre positivo, porque aumenta a mobilidade das articulações e a amplitude do movimento.
10. Alongamento passivo - Esse tipo de alongamento é feito com ajuda de algum aparelho, como uma faixa elástica ou até mesmo uma bola suíça. O controle do movimento também pode ser passado para outra pessoa, por isso é importante ter noção do seu limite e interromper o alongamento se sentir dores excessivas.
11. Alongamento específico - Mesmo que seja feito outro tipo de alongamento, deve-se, posteriormente, ser feito um alongamento específico para o tipo de atividade que será realizada. Para jogar futebol, por exemplo, vale flexionar e rodar o quadril para fora ou até dar alguns chutes.
http://www.slideshare.net/kanelanovo/aquecimento-e-alongamento-18868931
ExcluirOpções
Academia SOL Nascente TKD · 237 curtiram isso
há ± 1 hora ·
Notícias diretamente de São Paulo:
Sol Nascente já comemora medalhas, Elvis Ricardo ficou com a segunda colocação no Poom-se e Pedro Henrique sagrou-se campeão no Poom-se. Sidney ficou em sexto lugar. Edmar ainda não competiu no Poom-se e os meninos ainda não lutaram. Parabéns aos nossos atletas presentes em São Paulo no 30º Campeonato Brasileiro de Taekwondo. O dia tá só começando e ainda teremos as lutas, mais medalhas virão.
Mestre Renato dos Santos, fundador da Federação Pernambucana de Taekwondo Interestílos – FEPETI, iniciou a pratica taekwondista no inicio dos anos 70 em Recife-PE. De carreira profissional militar iniciando no exercito e em seguida na PM-PE onde conviveu com grande destaque, fundador da Academia Pernambucana de Taekwondo, formando-se faixa preta no Rio de Janeiro na academia Lee TKD Clube em 25 de maio de 1978, quando estagiou com os mestres Woo Jae Lee e Yong Min Kim, de onde retornou destinado a formar a grande maioria dos faixas pretas pernambucanos (1978-2002) alem de colaborar com a desvinculação do departamento especial de Taekwondo na Federação Pernambucana de Pugilismo (CBP) em 1986, em seguida junto com os representantes dos clubes: Ferroviário, Sport e Paulistano fundou a Federação Pernambucana de Taekwondo em 28 de novembro de 1987 (FPTKD-CBTKD) em seguida colaborando com a fundação da Associação Pernambucana de Taekwondo (APT) em 09 de dezembro de 1989 que após a sua efetivação resultou na fundação da Federação Pernambucana de Taekwondo Interestílos em 1996, eleito por unanimidade pelos seus adeptos – filiados o presidente fundador. Mestre Renato dos Santos 6º DAN (FEPETI-LNT) nasceu em 06 de janeiro de 1946 na cidade de Condado-PE, faleceu em 14 de setembro de 2002 em Recife-PE, deixando um grande modelo técnico e de disciplina, sua voz de comando durante as aulas e apresentações é aplaudida por todos os seus contemporâneos, assim como o seu profundo conhecimento da historia das artes marciais e suas técnicas, aliadas
ExcluirPostado por JOSÉ RILDO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE TAEKWONDO
[Por Mestre Marcio Gomes]Mestre Renato dos Santos, fundador da Federação Pernambucana de Taekwondo Interestílos – FEPETI, iniciou a pratica taekwondista no inicio dos anos 70 em Recife-PE. De carreira profissional militar iniciando no exercito e em seguida na PM-PE onde conviveu com grande destaque, fundador da Academia Pernambucana de Taekwondo, formando-se faixa preta no Rio de Janeiro na academia Lee TKD Clube em 25 de maio de 1978, quando estagiou com os mestres Woo Jae Lee e Yong Min Kim, de onde retornou destinado a formar a grande maioria dos faixas pretas pernambucanos (1978-2002) alem de colaborar com a desvinculação do departamento especial de Taekwondo na Federação Pernambucana de Pugilismo (CBP) em 1986, em seguida junto com os representantes dos clubes: Ferroviário, Sport e Paulistano fundou a Federação Pernambucana de Taekwondo em 28 de novembro de 1987 (FPTKD-CBTKD) em seguida colaborando com a fundação da Associação Pernambucana de Taekwondo (APT) em 09 de dezembro de 1989 que após a sua efetivação resultou na fundação da Federação Pernambucana de Taekwondo Interestílos em 1996, eleito por unanimidade pelos seus adeptos – filiados o presidente fundador. Mestre Renato dos Santos 6º DAN (FEPETI-LNT) nasceu em 06 de janeiro de 1946 na cidade de Condado-PE, faleceu em 14 de setembro de 2002 em Recife-PE, deixando um grande modelo técnico e de disciplina, sua voz de comando durante as aulas e apresentações é aplaudida por todos os seus contemporâneos, assim como o seu profundo conhecimento da historia das artes marciais e suas técnicas, aliadas ao seu vigor físico, e ao seu espírito de liderança entre todos nós taekwondistas brasileiros. [Por Mestre Marcio Gomes]
ExcluirCampeões da liberdade e da justiça - Por Jair Queiroz - TKDLIVRE
Excluirwww.tkdlivre.com › Artigos
Por Jair Queiroz. O período histórico/social em que o Taekwondo foi desenvolvido justifica sua genética militarizada, além do que o seu grande mentor foi um ...
Você visitou esta página em 14/11/13.
Campeões da liberdade e da justiça - Por Jair Queiroz •
ExcluirPor Jair Queiroz
O período histórico/social em que o Taekwondo foi desenvolvido justifica sua genética militarizada, além do que o seu grande mentor foi um General de Exército. A ética civilista e a pedagogia de caserna estão presentes nos comandos similares à ordem unida (sentido, saudação, continência às bandeiras, descansar, meia volta etc), bem como na ornamentação dos dojangs, através das bandeiras do Brasil e da Coréia, além do quadro com o Juramento do Taekwondo. É exatamente esse o tema sobre o qual irei discorrer nesse artigo.
Em minha opinião, pedagogicamente falando, o tal juramento não passa de um amontoado de palavras sem nexo, entoadas como um mantra do absurdo. Ninguém questiona, pois aprenderam que faz parte do “espírito da modalidade”. Em muitas academias são inclusive matéria de decoreba para os exames de faixas brancas. Se algum mestre opta por não praticá-lo recebe críticas por “faltar com o ensino da filosofia”. Convido-os, pois, para uma reflexão sobre o assunto. Analisemos cada item do juramento:
(Eu Prometo) observar as regras do taekwondo - Quais regras, de competição? Ou o primeiro item apenas enuncia os demais que encerram toda a pretensa regra? São regras ou princípios? Princípios remetem a questões éticas, morais e atitudes a serem introjetadas pelos praticantes devendo causar profundo impacto em suas personalidades. Regras dizem respeito apenas ao comportamento externo, logo, são superficiais. Aliás, no inglês, a palavra empregada no lugar de regras é “tenets”, ou seja, princípios.
Respeitar o instrutor e meus superiores - O verdadeiro respeito só pode existir se for recíproco, ou seja, do aluno ao mestre e do mestre ao aluno e jamais será obtido por imposição de uma regra, mas conquistado numa relação em que haja empatia e consideração positiva do outro. Na versão inglesa fica mais coerente, pois no lugar de superiores usa-se a palavra “seniors”, ou seja, “idosos”. Isso nos remete ao código de ética dos Hwa Rang Do, que valorizava o respeito aos pais, o que é bem diferente, pois nos transmite uma relação de afeto muito mais significativa.
ExcluirNunca fazer mau uso do taekwondo - Podia ser melhor, mas vamos deixar como está.
Construir um mundo mais pacífico - Esse é utópico, impossível de ser cumprido. Quem, dentre nós, poderá “construir um mundo”, pacífico ou não? Novamente a versão inglesa soa bem melhor, pois inclui a palavra “strive” que significa “empenhar”. Teríamos então algo mais ou menos assim: “(Eu Prometo) empenhar-me na construção de um mundo mais pacífico”.
Ser campeão da liberdade e da justiça - Primou pelo tom poético. Mas, já que falamos em liberdade não podemos nos furtar de abordar também a falta dela, pois na prática vemos muitos casos de pessoas que se dedicaram por anos à modalidade, atingindo graduações superiores, mas que permanecem submetidos ao poder controlador de seus antigos mestres. Esses “generais” se sentem no direito de decidir onde seus “comandados” irão atuar, como e quando e até qual o valor do repasse que lhes será devido. Se o ousado faixa preta pretender seguir como profissional independente e oferecer seus serviços a outras agremiações será taxado de infiel e, numa referência ao jargão militar, considerado desertor. Não lhe restará alternativa a não ser retrair-se para não entrar em choque com o mestre, figura imponente que representa a autoridade paterna e que não pode ser afrontada. Na verdade, relações dessa natureza ocorrem devido à formação de um vínculo disfuncional entre certos mestres e seus discípulos e que tende a descambar para um jogo neurótico, onde os impulsos heterodestrutivos do opressor encontra ressonância nos impulsos autodestrutivos do oprimido.
Referi-me ao militarismo que impregna o Taekwondo, mas não considero esse o mal e sim a deturpação dos seus valores, protagonizada por alguns megalomaníacos ávidos de poder. Ora, conquistar um lugar no mercado, garantir uma renda, projetar-se profissionalmente, não pode ser tomado por infidelidade, desconsideração, desrespeito ou ingratidão. Essas alegações servem apenas para camuflar a relação arbitrária que submete aos que desconhecem os direitos à liberdade profissional, ou sofrem de carência na auto estima.
O grande sábio Lao Tsé (600ª.C) nos ensinou que “O melhor de todos os líderes é aquele que ajuda a seus seguidores para que não precisem mais dele”. Os bons mestres de taekwondo são aqueles que aprenderam essa lição e exercem uma liderança libertadora para que assim possam ser respeitados como verdadeiros campeões da justiça, cumprindo o enunciado no verso do juramento que tanto ouvimos nas academias.
Mestre Jair Queiroz é Psicólogo Clínico, 5º Dan - Pioneiro do Taekwondo paranaens
Mestre Renato dos Santos
Excluirhttp://www.fepeti.com.br/renato_pe.pngMestre Renato dos Santos, fundador da Federação Pernambucana de Taekwondo Interestílos – FEPETI, iniciou a pratica taekwondista no inicio dos anos 70 em Recife-PE. De carreira profissional militar iniciando no exercito e em seguida na PM-PE onde conviveu com grande destaque, fundador da Academia Pernambucana de Taekwondo, formando-se faixa preta no Rio de Janeiro na academia Lee TKD Clube em 25 de maio de 1978, quando estagiou com os mestres Woo Jae Lee e Yong Min Kim, de onde retornou destinado a formar a grande maioria dos faixas pretas pernambucanos (1978-2002) alem de colaborar com a desvinculação do departamento especial de Taekwondo na Federação Pernambucana de Pugilismo (CBP) em 1986, em seguida junto com os representantes dos clubes: Ferroviário, Sport e Paulistano fundou a Federação Pernambucana de Taekwondo em 28 de novembro de 1987 (FPTKD-CBTKD) em seguida colaborando com a fundação da Associação Pernambucana de Taekwondo (APT) em 09 de dezembro de 1989 que após a sua efetivação resultou na fundação da Federação Pernambucana de Taekwondo Interestílos em 1996, eleito por unanimidade pelos seus adeptos – filiados o presidente fundador. Mestre Renato dos Santos 6º DAN (FEPETI-LNT) nasceu em 06 de janeiro de 1946 na cidade de Condado-PE, faleceu em 14 de setembro de 2002 em Recife-PE, deixando um grande modelo técnico e de disciplina, sua voz de comando durante as aulas e apresentações é aplaudida por todos os seus contemporâneos, assim como o seu profundo conhecimento da historia das artes marciais e suas técnicas, aliadas
http://youtu.be/4zN6HV7fw-c
ExcluirO colete eletrônico é calibrado antes da luta, seu adversário levanta o braço e você chuta, pra medir o impacto do seu chute. Na hora da luta você deve chutar mais forte do que você chutou na hora de calibrar, tem pessoas que na hora de calibrar põe toda força que tem, isso é errado..sempre se calibra chutando mais fraco, pra na hora da luta ficar menos difícil de marcar a pontuação. E chutes na cabeça é marcado pelo arbitro, pois o mesmo não tem sensor.
É pq n bateu corretamente, para contar o ponto tem que bater com a parte do pé onde se localiza o sensor
Memória do Esporte
Programa Petrobras Esporte e Cidadania
Participe da terceira edição da seleção pública para documentários sobre esporte olímpico brasileiro. Inscrições abertas.
Centros de referência
Centros de Referência
O Complexo da Mangueira é um dos Centros Petrobras de Referência Esportiva. Está prevista a implantaçao de mais 6 centros
AQUECIMENTO 2016
Jogos Olímpicos
A Petrobras apoia a jornada dos atletas em busca do sonho olímpico e valoriza cada etapa deste longo caminho. Estar junto dos atletas desde o começo é tão importante quanto os resultados que poderão surgir.
Acreditamos no desenvolvimento do atleta brasileiro
Um apoio consistente a toda a estrutura de um esporte é que faz um atleta se tornar campeão. Por isso, com o segmento Esporte de Rendimento, investimos em atletas com potencial olímpico, desde as categorias de base, de cinco modalidades: boxe, esgrima, taekwondo, remo e levantamento de peso.
http://www.paulistaem1lugar.com/2013/08/atletas-de-paulista-irao-representar.html#comment-form
ResponderExcluirNatasha Schuetz
ResponderExcluir"Aceitação, obediência e responsabilidade vêm do amor e da ligação que a criança sente em sua família. Assim, as interações emocionais entre os membros da família passam a ser a base da transmissão de valores e da formação de pessoas corretas. A criança se comporta de acordo com padrões familiares porque seu coração lhe diz que o bom comportamento é o que se espera; que quem pertence ao clã tem que viver de acordo com determinados padrões."
Historia do Taekwondo
ExcluirExistem muitas teorias acerca da origem dos métodos de combate com e sem armas. Mas uma coisa parece ser certa, independentemente do local ou região, os povos primitivos desenvolveram métodos de combate que lhes possibilitaram resistir a agressões, por parte de animais selvagens ou dos seus inimigos.
Além dos confrontos a que estavam sujeitos, muitas das práticas ocorriam sob a forma de jogos e actos religiosos.
Na Coreia, muitas dessas actividades desportivas eram praticadas após o período neolítico. Actividades transformadas em artes que lhes permitiam manterem-se preparados física e psicologicamente, e que são hoje conhecidas como artes marciais.
Os praticantes imitavam posições defensivas e ofensivas assumidas por animais que, progressivamente, foram transformados em métodos de combate eficazes. Mesmo em período de paz, estas actividades eram incorporadas nos rituais das várias comunidades tribais.
O desenvolvimento destas cerimónias e dos confrontos entre tribos contribuiu para o surgimento do antigo método de taekkyon (antigo nome de taekwondo).O Caminho que o Taekwondo percorreu para chegar aos Jogos Olímpicos foi duro e penoso. Grande parte dessa conquista deve-se ao Grão Mestre Un Yong Kim, 10º Dan, Presidente da W.T.F. e vice presidente do Comité Olímpico Internacional, pelo magnifico trabalho que fez na promoção do Taekwondo enquanto desporto internacional.
Na sua sessão de 5 de Fevereiro de 1982, o C.O.I. adoptou o Taekwondo como modalidade de demonstração e desta forma participou nas 24ªs Olimpíadas realizadas em Seoul, em 1988. Nesta edição participaram 120 atletas masculinos de 32 países, e 63 atletas femininos de 16 países. Durante os Jogos Olímpicos de 1988 foi votada a participação do Taekwondo, ainda como modalidade de demonstração, para os Jogos Olímpicos de 1992 que se realizariam em Barcelona. Nestes jogos a participação dos atletas de Taekwondo foi reduzida a 100 por questões de tempo.
O dia 4 de Setembro de 1994 tornou-se histórico para os praticantes de Taekwondo. A 103ª sessão do C.O.I., realizada nesse dia aprovou o Taekwondo como desporto oficial dos 26º Jogos Olímpicos que decorreram em Sydney no ano 2000.
Em Sydney assistiu-se ao melhor do Taekwondo mundial. Foram estabelecidos processos de selecção rigorosos e justos, permitindo o acesso aos Jogos a atletas que representem o melhor de cada nação.
O apuramento é feito da seguinte forma: têm acesso aos jogos os vencedores de Campeonatos Continentais (ex. Campeonato da Europa), de onde são apurados um total de 56 atletas. Antes dos Jogos, realiza-se um torneio pré-olímpico de apuramento onde são apurados mais 32 atletas, totalizando 88. Dos restantes lugares, são oferecidos 8 lugares ao país organizador (neste caso foi a Austrália), e os 4 atletas finais escolhidos pela W.T.F. e pelo Comité Olímpico Internacional, totalizando então os 100 atletas que tiveram direito a competir.
Em apenas 30 anos após a sua disseminação pelo mundo fora, o Taekwondo foi reconhecido como desporto global e por este meio a Língua Coreana tornou-se uma língua oficial, juntamente com o Inglês, Francês e Japonês, tendo a Coreia alcançado um grande sucesso realçando o seu valor nacional para todo o mundo.
ACADEMIA SOL NASCENTE=Trata-se de ação voltada à prática do Taekwondo, objetivando a inserção social dos
ResponderExcluirparticipantes por meio de aulas que estimulem, sobretudo, as regras de convívio social
e valores como educação, respeito às normas, ao ambiente e ao próximo. O projeto
está focado nos bairros Aurora e Maranguape II
Origem do nome
ExcluirEm sentido literal, Taekwondo significa, de uma forma muito geral, a "Arte de usar os pés e mãos na luta através da mente". Se quisermos aprofundar um pouco, ou seja, traduzindo caracter por caracter:
•"TAE" (태, hanja 跆) pé;
•"KWON" (권, hanja 拳) mão;
•"DO" (도, hanja 道) caminho.
Em sentido global, Taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o Taekwondo Olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão.
Regras e conceitos
ExcluirO Juramento do Taekwondo:
•Obedecer as regras do taekwondo
•Nunca fazer mal uso do taekwondo
•Respeitar mestres e meus superiores
•Ser campeão da liberdade e justiça
•obedecer os princípios do Taekwondo
•usar para o bem tudo o que aprender
•respeitar meus instrutores e colegas
•honrar meu nome e de meus pais
•ser campeão da liberdade e da justiça
Também faz parte da vida do praticante, não só na academia como também na vida pessoal seguir os princípios do Taekwondo:
•Cortesia
•Integridade
•Perseverança
•Auto controle
•Espírito Indomável
Faz parte das artes marcias da corea.
Hwarang
ExcluirO Hwarang-Do (em coreano:화랑,em chinês:花郞 e Caminho do irmão maior em português), no era um grupo de elite de jovens homens em Silla, um reino coreano antigo que durou até o século 10. Eram instituições educacionais, sociedades onde os membros se recolhiam para todos os aspectos de estudo, originalmente para as artes e a cultura baseadas no Budismo e no Taoismo. No ano de 670 a.C. a Coréia era dividida em três reinos: Surabul do Silla, Koguryo e Baek Je. Silla, os menores daqueles reinos, eram constantemente invadidos e saqueados pelos dois vizinhos e, durante o reinado de Chin Heng, os jovens aristocratas e os militares formaram uma tropa de elite chamada HWARANG-DO (Similar aos samurais no Japão e os cavaleiros andantes da idade Média no Ocidente). Essa tropa guerreira, em complemento ao treino normal com lanças, flecha e espada, também se adestrou na prática de disciplina mental e física e várias formas de lutas com os pés e com as mãos, como o SOO-BAK e outras. Para endurecer seus corpos, escalavam montanhas, escarpadas, nadavam em riso turbulentos nos meses frios, se concentrando impiedosamente na tarefa de defender sua terra, seu código de honra (o Espírito do HWARANG-DO) era constituído de 05 itens:
01 - Obediência ao Rei; 02 - Respeito aos Pais; 03 - Lealdade para com os Amigos; 04 - Nunca recuar ante o inimigo; 05 - Só lutar quando não houver alternativa. Este grupo foi um dos precursores do taekwond e Hapkido.
Historia do Taekwondo no Brasil
ExcluirA história do Tae Kwon Do brasileiro começa no ano de 1967. Neste ano, mestre Yong Man Kim chegou junto com os imigrantes coreanos e logo em seguida já começou alguns treinamentos de Tae Kwon Do no Brasil. Dois anos depois, em 1969, mestre Nam Chil Cho, já ministrava aulas de na Bahia.
Mas o Tae Kwon Do só chegou oficialmente no Brasil, no ano de 1970, com a chegada do mestre Sang Min Cho, que veio a mando da ITF para divulgar oficialmente o esporte. Mestre Sang Min Cho introduziu o esporte na cidade de São Paulo, na época ele era detentor da graduação de 4º Dan.
Com isso, uma seqüência de fatos positivos ocorreram. Em 1973, o Tae Kwon Do foi reconhecido como modalidade esportiva pelo Conselho Nacional de Desportos (CND) e em 19 de Janeiro do mesmo ano na cidade do Rio de Janeiro, teve seu primeiro campeonato no Brasil. Já no ano seguinte,(1974) foi criado o Departamento Nacional de Taekwondo, na confederação brasileira de Pugilismo (esporte que muito contribuiu para a divulgação do Tae Kwon Do).
No ano de 1975, a WTF, entidade oficial e recém criada que regulamentava o Tae Kwon Do na coréia, filia o Tae Kwo Do brasileiro. E no ano seguinte a Pan American Taekwondo também filia o Tae Kwon Do do Brasil.
No dia 21 de Fevereiro de 1987, foi fundada a Associação Brasileira de Taekwondo (ABT) e a partir deste momento varias entidades reconhecem o esporte: em maio de 1987 o Conselho Nacional de Desportos aprovou o estatuto da ABT; em junho de 1987 o Ministério da Educação homologou o Estatuto da ABT; em dezembro de 1987 o Comitê Olímpico Brasileiro concedeu vinculação a ABT (neste momento o Tae Kwon Do já tinha 7 anos de reconhecimento perante o Comitê Olímpico Internacional, e no ano seguinte - 1988 - ele iria participar como esporte de demonstração na Olimpíada de Seul); no ano de 1990, o Conselho Nacional de Desportos aprovou a alteração do nome da ABT para Confederação Brasileira de Tae Kwon Do CBTKD - nome utilizado ate os dia atuais; e em novembro de 1994, o Comitê Olímpico Brasileiro concedeu filiação a CBTKD em face a inclusão do Tae Kwon Do nos jogos Olímpico Internacionais.
O Tae Kwon Do vem evoluindo constantemente nestes últimos anos, e as vitórias dos atletas brasileiro em competições Internacionais de conhecimento publico, vem aumentando ainda mais a sua popularidade e seus adeptos.
Justificativa da Associação de Moradores Maranguape II:
ResponderExcluirGerar oportunidades à prática saudável do esporte e orientar crianças carentes quanto
a necessidade da disciplina, respeito ao próximo e as regras, do convívio social,
importantes aspectos para a formação cidadã e para a melhora na qualidade de vida.
Academia Sol Nascente de Taekwondo de Edmar Ricardo, Elvis Ricardo e Edyolímpio Lins propõe a possibilidade de oferecer
condições para o desenvolvimento da presente ação, por meio do taekwondo e seus
princípios básicos: cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito
indomável.
Objetivos da academia Sol Nascente:
ResponderExcluirLevar ao conhecimento do maior número possível de pessoas a modalidade de
taekwondo como prática de atividade física saudável.
Fazer uso do taekwondo como instrumento de inclusão social, auxiliando na formação
do caráter, no exercício da responsabilidade, sociabilidade e saúde, condicionando
suas potencialidades física e mental.
Mestre Edmar Ricardo, Responsável pela gestão técnica e operacional das aulas ministradas
ResponderExcluirTaekwondo é um esporte nacional coreano, que teve grande aceitação por parte do
ResponderExcluirmundo ocidental. É praticado em mais de cem países, tendo um Campeonato Mundial
de dois em dois anos, além de já ter sido incluído oficialmente nos Jogos Asiáticos,
Pan-americanos e Olímpicos. A prática do taekwondo ajuda na formação do caráter e
no desenvolvimento físico e mental.
TAE - significa pés. KWON - significa mãos. DO - significa caminho. Então, Taekwondo significa o caminho dos pés e das mãos.
ResponderExcluirOS PRINCÍPIOS DO TAEKWONDO SÃO 5:
ResponderExcluir• CORTESIA • INTEGRIDADE • PERSEVERANÇA
• AUTOCONTROLE • ESPÍRITO INDOMÁVEL
A vitoriosa trajetória do atleta e mestre com 32 anos de prática Edmar Ricardo culminou com a criação da
ResponderExcluirAcademia Sol Nascente, voltado a difundir a modalidade por meio de trabalhos sociais e de
rendimento.
Pelo exposto acima, acreditamos que o projeto “Educando com o Taekwondo”,
coordenado por profissional de alto gabarito técnico e pessoal, tem plenas condições
de atender aos objetivos a que se propõe.
O Taekwondo, "caminho dos pés e das mãos" é uma arte marcial milenar, com origem a partir da formação das antigas civilizações do território hoje conhecido como Coréia. Sua gênese auxiliou o povo coreano na sua proteção (auto defesa), sustentação e divulgação de toda uma cultura marcada historicamente por conflitos tanto de ordem interna quanto externa. Assim, com o passar dos anos, o Taekwondo passou por uma série de modificações tanto na sua expressão corporal, produzida pelo homem, quanto no seu próprio nome, fruto de uma reorganização político administrativa objetivando sua expansão a todos os povos do planeta. Determinou-se, então, uma nova era desta arte marcial sob a influência direta do fenômeno esportivo levando a modalidade a 179 países regidos por uma única entidade internacional, a WTF (World Taekwondo Federation). Essa variável resultou na necessidade de adequar às técnicas marciais a um sistema rígido de regras o que veio a limitar o conteúdo do aprendizado das formas de movimentos do Taekwondo de um modo geral bem como na sua filosofia original que se destinava a auto defesa.
ResponderExcluirCONHECIMENTOS
ResponderExcluirSIGNIFICADO DA PALAVRA TAE KWON DO
TAE = PÉS KWON = MÃOS DO = CAMINHO O DO é o caminho filosófico no qual trilhamos nossas vidas, uma maneira de desenvolver-se espiritual, física e mentalmente. “O caminho dos pés e das mãos" busca, através de seus movimentos, a paz interior como "verdadeiro caminho" para o discípulo desta Arte Marcial. A prática freqüente do Taekwondo leva a pessoa a se conhecer, a descobrir o verdadeiro sentido da vida, a encontrar a amizade, a harmonia, o respeito e principalmente a disciplina. Taekwondo é um esporte nacional Coreano, originário de uma Arte Marcial, que teve grande aceitação por parte do mundo ocidental. É praticado em mais de cem países, tendo um Campeonato Mundial a cada dois anos. O Taekwondo participa oficialmente dos Jogos Asiáticos, dos Jogos Pan- Americanos e fez sua estréia como esporte olímpico nas Olimpíadas de Sidney- Austrália no ano 2000, após ter participado como esporte de exibição nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988 e Barcelona, em1992. O Brasil teve apenas uma representante: a atleta Carmen Carolina, do Paraná. O Taekwondo também serve para o desenvolvimento da autoconfiança de seu praticante, despertando o espírito imbatível que se deve conquistar para vencer todos os obstáculos que julgamos serem intransponíveis na vida.
ORIGEM DO TAEKWONDO
ResponderExcluirDe origem Coreana, o Taekwondo, paixão e símbolo nacional, estão para a Coréia como o futebol está para o Brasil. A Arte Marcial acompanha a história do país desde a Antiguidade. Os movimentos imitavam os gestos dos caçadores, que usavam os pés para se defender dos animais. No século VII a Coréia era dividida em 3 reinos: Koguryo, Paekche e Silla, que além de ser o menor era constantemente invadido pelos outros dois. Em 670 D.C., chefes militares adotaram o Taekwondo para melhorar o desempenho dos soldados nas batalhas, surgindo daí um conjunto de técnicas e regras. Nessa época, formou-se a tropa de guerreiros de elite chamada HWARANG, adestrada, tendo como base a disciplina mental, na prática do arco e flecha, da espada e de várias formas de luta usando os pés e as mãos. O Taekwondo nasceu oficialmente naquele ano na cidade de Surabul com o nome de Taekyon. O Taekyon teve sua prática proibida durante 36 anos de ocupação japonesa na Coréia. Com o Japão derrotado após a segunda guerra mundial, os Coreanos voltaram a treinar o Taekyon com força total, pois nunca deixaram de treinar clandestinamente e, em 1955, 10 anos após a 2° Guerra Mundial, enfim conseguiram a união de diversas escolas e estilos, adotando então o nome Taekwondo. Porém, ainda em 1948 a Arte Marcial foi novamente afetada quando a Coréia ficou dividida em Norte e Sul, situação que permanece até os nossos dias. Dessa divisão surgiram duas linhas norteadoras da Arte Marcial, destacando como principal diferença a "proibição do soco no rosto" pelos praticantes do Sul. A CORÉIA DO NORTE É SUBORDINADA À ITF – International Taekwondo Federation. NA CORÉIA DO SUL FORAM FUNDADAS: Em 1965, a Korea Taekwondo Association. Em 28 de maio de 1973, a World Taekwondo Federation. Em 1910, a KTA manda para o Brasil o Grão Mestre Sang Min Cho que iniciou a prática do Taekwondo neste país, estabelecendo-se em São Paulo. Em 21 de Fevereiro de 1987 foi fundada a Associação Brasileira de Taekwondo (antecessora da CBTKD), filiada à World Taekwondo Federation. Originalmente chamado de Arte Marcial, atualmente o Taekwondo segue uma linha muito mais esportiva, sendo um dos esportes de luta que mais cresce mundialmente devido à sua beleza, resultado dos trabalhos de flexibilidade praticados nos treinamentos. A versão Sul Coreana coordenada em todos os continentes pela WTF é a reconhecida oficialmente pelo Comitê Olímpico Internacional e por conseqüência foi a adotada nos Jogos Olímpicos do ano2000. A maioria das academias brasileiras pratica este estilo.
TAEGUKS E PALGWES Taeguk é o espírito do Taekwondo. Todo praticante deve aprender os idealismos de Taeguk: Pacifismo, Unidade, Espírito, Criativo e Eternidade O Universo é mais vasto do que podemos imaginar e a criação e as maravilhas da natureza são misteriosas. O Taeguk representa a Filosofia Oriental e seu ponto de vista diante da criação do Cosmos, do mundo, da vida e da extinção. O livro das mutações, I CHING, explica os Pai (oito) Gwes (Trigamas) e a aparição da natureza e do mundo. Homem e mulher foram criados de Taeguk, 4 Gwes foram criados do homem e mulher e os outros 4 criações diretas de TaeGuk. Os Palgwes representam o céu, o ar, a água, o sol, o fogo, a terra, as montanhas e a madeira. Representam também os pontos cardeais e colaterais. Acredita-se que os elementos metal, água, madeira e fogo, são derivados da criação dos espíritos de homem e mulher. Taeguk também segue a lei natural chamada Teoria do Yin e Yang. Cada uma das 8 TaeGuk ePalgwes seguem a direção de um dos Gwes. Em conjunto, Taeguk e Palgwes formam todas as técnicas básicas fundamentais, desenvolvendo no praticante o verdadeiro espírito do Taekwondo.
ResponderExcluirAnimal comum da Ásia, o Tigre representa a esperança do povo Coreano, aqui no formato do mapa da Korea.
HISTÓRICO DO TAEKWONDO NO BRASIL
ResponderExcluir O Taekwondo foi introduzido no Brasil em São Paulo em julho de 1970, pelo Mestre Sang Min Cho. O Taekwondo foi reconhecido como modalidade esportiva pelo Conselho Nacional de Desportos - CND em 1973. Foi criado em 01 de março de 1974 o Departamento Nacional de Taekwondo na Confederação Brasileira de Pugilismo – CBP, para controlar a modalidade em todo o país. Em 21 de fevereiro de 1987, foi fundada a Associação Brasileira de Taekwondo – ABT. O Conselho Nacional de Desportos – CND aprovou o estatuto da ABT em 13 de maio de 1987. O Ministério da Educação em 04 de junho de 1987 homologou o estatuto da ABT. O Comitê Olímpico Brasileiro – COB concedeu vinculação à ABT em 17 de dezembro de 1987 O Conselho Nacional de Desportos – CND em 06 de dezembro de 1990 aprovou a reforma estatutária e alteração do nome Associação Brasileira de Taekwondo - ABT para Confederação Brasileira de Taekwondo – CBTKD. Em 25 de novembro de 1994 o Comitê Olímpico Brasileiro concedeu filiação à Confederação Brasileira de Taekwondo – CBTKD, face a inclusão do Taekwondo nos Jogos Olímpicos Internacionais. A Confederação Brasileira de Taekwondo – CBTKD está filiada à World Taekwondo Federation – WTF desde 01 de setembro de 1975. A Pan American Taekwondo Union – PATU concedeu filiação à CBTKD em 1976.
JURAMENTO DO TAEKWONDO
ResponderExcluirEU PROMETO: 1. Observar as Regras do Taekwondo. 2. Respeitar o Instrutor e meus superiores. 3. Nunca fazer mau uso do Taekwondo. 4. Construir um mundo mais pacífico. 5. Ser Campeão da Liberdade e da Justiça.
PRINCÍPIOS DO HWARANGDO OBEDIÊNCIA AO REI RESPEITO AOS PAIS LEALDADE PARA COM OS AMIGOS NUNCA RECUAR ANTE AO INIMIGO SÓ MATAR QUANDO NÃO HOUVER ALTERNATIVA
ResponderExcluirPRINCÍPIOS DO TAEKWONDO
ResponderExcluir CORTESIA INTEGRIDADE PERSEVERANÇA AUTOCONTROLE ESPÍRITO INDOMÁVEL
CORTESIA A Cortesia deve estar sempre presente nas relações do praticante com terceiros. Representa o respeito pelo próximo, a modéstia, o humanismo e a delicadeza. Ser Cortês significa ser atencioso e interessado pelo bem-estar dos outros. Este tipo de comportamento deve propagar-se não só nas relações Aluno - Mestre, mas também na relação com todos aqueles com os quais o praticante se relaciona.
ResponderExcluirINTEGRIDADE Ser integro deve ser uma das qualidades do praticante de Taekwondo. A integridade passa por fazer no dia a dia aquilo que está correto numa perspectiva social, nunca prejudicando terceiros com as nossas ações. É necessário que este se comporte com responsabilidade e sentido de justiça, mantendo uma autocrítica constante e severa. Apenas quando o estudante se conhecer a si próprio conseguirá superar-se e conhecer os outros.
PRESERVERANÇA O praticante deve a todo o momento ser capaz de dizer “vou conseguir mais”. Nunca deve desistir perante as dificuldades, encarando cada uma como uma nova oportunidade de dar o melhor que existe em si. Apenas deste modo conseguirá evoluir. Como Modalidade Olímpica que o Taekwondo é, devemos agora também defender a máxima dos Jogos Olímpicos: “Faster, Higher and Stronger” (mais rápido mais alto e mais forte).
AUTODOMÍNIO A capacidade de execução de uma técnica está intimamente ligada com a capacidade de controlá-la. O praticante de Taekwondo é treinado para reagir a qualquer momento com elevados níveis de eficiência e eficácia. No entanto, deve ser capaz de controlar essa reação sempre que necessário. Para além do físico deverá ser também capaz de controlar as suas emoções e sentimentos, atuando a todo o momento de forma modesta, humilde e sincera.
ESPÍRITO INDOMÁVEL O praticante deve desenvolver o seu espírito como uma arma capaz de motivá-lo na perseguição dos seus objetivos. Uma pessoa possuidora de um espírito forte deve em qualquer circunstância manter a via escolhida sem hesitações e sem receios, lutando até o fim pelos princípios que norteiam a sua vida. Nada conseguirá vencer um praticante de Taekwondo com um espírito determinado a vencer. No entanto, deverá tomar sempre as opções corretas não usando esta capacidade para prejudicar terceiros.
Dojang é o local de treinamento do Taekwondo:
ResponderExcluirPODENDO SER UMA ACADEMIA, UM CLUBE, UMA ASSOCIAÇÃO ETC.
DOBOK
É o nome Coreano dado ao uniforme de treinamento do Taekwondo e que consiste em três peças:
CALÇA, CASACO E A FAIXA.
Dojang e Dobok
12
A graduação é dividida em faixas coloridas (Gub) e Faixas Pretas (Dan), conforme quadro abaixo:
GRADUAÇÃO FAIXA GRADUAÇÃO FAIXA 10° GUB BRANCA 1° DAN PRETA (JOKIO-NIM) * 9° GUB BRANCA/PONTA AMARELA 2° DAN PRETA (KIO-SAN-NIM) 8° GUB AMARELA 3° DAN PRETA (KIO-SAN-NIM) 7° GUB AMARELA /PONTA VERDE 4° DAN PRETA (SA-BON-NIM) 6° GUB VERDE 5° DAN PRETA (SA-BON-NIM) 5° GUB VERDE/PONTA AZUL 6° DAN PRETA (GUAJA-NIM) 4° GUB AZUL 7° DAN PRETA (GUAJA-NIM) 3° GUB AZUL/PONTA VERMELHA 8° DAN PRETA (GUAJA-NIM) 2° GUB VERMELHA 9° DAN PRETA (GUAJA-NIM) 1° GUB VERMELHA/PONTA PRETA 10° DAN PRETA (GUAJA-NIM)
* o faixa preta mirim até 15 anos é denominado “Poom".
10º e 9º GUB (Branca e Branca/Amarela) “A pureza e a inocência" (a semente)
ResponderExcluirRepresenta o início da aprendizagem do Taekwondo, onde o aluno que se encontra desprovido do conhecimento, terá o primeiro contato com a arte e com seus princípios básicos, tais como: disciplina, respeito, cortesia, humildade, perseverança e auto domínio.
8º e 7º GUB (Amarela e Amarela/Verde) "A riqueza" (a terra)
Representa o início da adaptação do aluno no Taekwondo, é simbolizado pela terra, onde a planta brota e finca sua raiz, é o começo de seu desenvolvimento técnico e táctico, assim como de uma gama de princípios que irão ser adquiridos.
6º e 5º GUB (Verde e Verde/Azul) "O crescimento" (a planta)
ResponderExcluirRepresenta o crescimento físico, mental e espiritual, é o início da destreza que começa a surgir no aluno, onde além do aprimoramento de todos os seus conhecimentos, é fundamental que o aluno esteja ciente do espírito do Taekwondo. É uma etapa de amplo crescimento do seu conhecimento.
4º e 3º GUB (Azul e Azul/Vermelha) “A liberdade" (o céu)
Simbolizada pelo céu, para onde a planta se dirige; a liberdade de utilizar, com raciocínio e criatividade tudo o que foi aprendido. Representa o amadurecimento do aluno.
2º e 1º GUB (Vermelha e Vermelha/Preta) “Alerta" (o sol)
Assim como o sol é responsável pela vida no universo, nesta fase o aluno torna- se responsável por todos na sua academia. Os seus conhecimentos adquiridos e aperfeiçoados representam uma parte da própria academia. Portanto é uma fase de alerta sobre seus atos e comportamentos, o aluno tem que ter a consciência das suas técnicas e do poder que elas têm, e por isso, é fundamental que este saiba por que, como, quando e para que usá-las, tendo em vista a sua grande responsabilidade.
1º a 10º DAN (Preta) "Sabedoria e conhecimento" (o universo)
É o oposto ao branco, o alcance da maturidade e do conhecimento, é o crescimento intelectual e espiritual do aluno, é a consciência de que o Taekwondo é muito mais do que uma simples luta, se confunde com a sua própria vida através dos seus princípios e atitudes.
14
Algumas palavras importantes em Coreano que são utilizadas no Taekwondo:
NUMERAÇÃO ORDINAL HANA Um IL Primeiro TULH Dois I Segundo SET Três SAM Terceiro NET Quatro SA Quarto TASOT Cinco OH Quinto YOSOT Seis IUK Sexto IL GOB Sete TCHIL Sétimo YODOL Oito PALL Oitavo AHOB Nove KU Nono YOLL Dez SHIB Décimo
NOMECLATURA BÁSICA KUKI E DERRAIO Para bandeira TCHARIOT Sentido (pés juntos) MURUP-KURO Ajoelhar IRO-SO Levantar TCHUMBI Preparar KU-MAM Cessar CHIO Descansar PARO Voltar à posição inicial TIRO-TORA Meia volta Sl-DJA Começar AN-DJA Sentar RETCHIO Liberado (fora de forma) KI-RAB Grito forte com participação do diafragma DO-JAN Academia (área de treinamento) DO-BOK Uniforme de Taekwondo TI Faixa KIAN-LHE Saudações, cumprimento
Dicionário
15
POSIÇÕES PARTES DO CORPO Ap Frente Kwan Mãos Yop Lado Tae Pé Tui Atrás Bal Perna Uen Esquerda Palmok Mão fechado Orun Direita Jumok Punho fechado Baro Lado contrário Dung jumok Costas das mãos Pitreo Torcido Me jumok Cutelo da mão fechado Dubon Duplo Sonnal Mão aberta An Parte de dentro Pion sonkut Ponta dos dedos Pakat Parte de fora Kai son indicador e médio abertos Are Parte de baixo Djangkwang Palma da mão Monton Meio Pal Braços Olgul Parte de cima Palkub Cotovelos Murub Joelho Ap tchuk Pé, abaixo dos dedos Tuit kum Calcanhar
PIONI-SAGUI Pés afastados uma vez a largura dos ombros, paralelos.
ResponderExcluirMOA-SAGU Pés juntos paralelos.
TCHU - TCHUM-SAGUI Duas vezes a largura dos ombros, pernas semi-flexionadas e pés paralelos.
AP-KUBI Base longa com flexão do joelho da frente, e a perna de trás esticada dois passos.
AP-SAGUI Base curta sem flexão dos joelhos, perna esticada um passo.
TUIT-KUBI Base média, com a perna da frente semi flexionada e a perna de trás flexionada, formando um ângulo de 90° entre os pés. 70% do peso sobre a perna de trás.
GRADUAÇÃO POOMSE HIAN/TULL EXTRA 10° GUB Saju Tirigui e Ap Tchagui 8° GUB Taegeuk Il Jang Não tem 7° GUB Taegeuk I Jang Il Jang 6° GUB Taegeuk Sam Jang I Jang 5° GUB Taegeuk Sa Jang Sam Jang 4° GUB Taegeuk Oh Jang Sa Jang 3° GUB Taegeuk Yuk Jang Oh Jang 2° GUB Taegeuk Chill Jang Yuk Jang 1° GUB Taegeuk Pal Jang Chill Jang 1° DAN Koryo Po‐Eun / Ge‐Baek 2° DAN Keumkang Juche / Choi‐Yong 3° DAN Taebaek A partir da Faixa Presta Yoo‐Sin / Choi‐Yong GUB IRON MATCHO KYORUGI Graduação Conhecimentos SEBON DUBON JOA 10° GUB Não tem 01 e 02 Não tem 8° GUB Saju Tchirgui 01 a 10 01 e 02 7° GUB Taegeuk Il Jang 01 a 10 01 a 04 6° GUB Taegeuk I Jang 01 a 20 01 a 06 5° GUB Taegeuk Sam Jang 01 a 20 01 a 12 4° GUB Taegeuk Sa Jang 01 a 25 01 a 16 Não tem 3° GUB Taegeuk Oh Jang 01 a 25 01 a 16 01 a 05 2° GUB Taegeuk Yuk Jang 01 a 25 01 a 16 01 a 09 1° GUB Taegeuk Il ou Pal Jang 01 a 25 01 a 16 01 a 09 GUB KYOPA KIO-RU-KI (DE RION) Graduação QUEBRAMENTOS (TELHAS OU TÁBUAS) COMBATES DIRETOS (LUTAS) 10° GUB Um objeto com mão Não tem 8° GUB Um objeto com mão Um adversário 7° GUB Um objeto com mão Um adversário 6° GUB Um objeto com a mão e um com o pé Um adversário 5° GUB Um objeto com a mão e um com o pé Um adversário 4° GUB Três objetos com os pés Dois adversários 3° GUB Três objetos com os pés e um com a mão Um adversário 2° GUB Três objetos com os pés e dois com as mãos Dois adversários 1° GUB Seis objetos com a mão e um com o pé Um, dois ou três adversários
ResponderExcluirComumente costuma-se juntar as técnicas de 10° e 9° Gub, assim sendo, abaixo são mostrados os dois Poomse (Hian) para o 10° Gub.
ResponderExcluirSAJU AP TCHAGUI
1 - PION IH TCHUMBI SAGUI
2 - UEN AP TCHIAGUI e ORUM AP TCHIAGUI- Chutar alternado para frente com pé esquerdo e direito, mantendo posição de defesa com os dois braços levantados na altura do rosto. Após, virar o corpo para a direita em base AP SAGUI e repetir os chutes para direita, trás e esquerda.
Quando for completar 360°, aplicar TIMIO AP TCHAGUI e gritar, voltando em seguida à posição inicial.
SAJU TCHIRGUI
ResponderExcluir1 - PIONI TCHUMBI SAGUI
2 - ORUM AP KUBI PA(MOK ARE MAKI - Recua a perna esquerda e defende com o braço direito, para baixo em movimento semi circular. A mão esquerda vai à cintura.
3 - UEN AP KUBI MONTON TCHIRGUI - Avança a perna esquerda e ataca com soco no plexo.
4 - Repete esses movimentos sempre nesta ordem: defesa/recuo e ataque/avanço.
5 - Quando completar uma volta, após o 10° movimento, deverá atacar novamente com o braço oposto, avançando e dando um KI RAP (grito).
Agora deverá dar uma nova volta com os movimentos opostos aos iniciais, que ficam:
ResponderExcluir6 - UEN AP KUBI PALMOK ARE MAKI- Recua a perna direita e defende com o braço esquerdo para baixo em movimento semicircular. A mão direita vai à cintura.
7 - ORUM AP KUBI MONTON TCHIRGUI - Avança a perna direita e ataca com soco no plexo. A outra mão vai á cintura.
8 - Ao encerrar, aguardar o comando de retomar a posição inicial JUMBI.
1 - O que é o TAEKWONDO? R.: Arte Marcial de ataques e defesas com os pés e as mãos. 2 - O que significa a palavra TAE KWON DO? R.: TAE = Pés KWON = Mãos DO = Caminho, portanto: "Caminho dos pés e das mãos". 3 - Onde foi criado o TAEKWONDO? R.: Na Coréia, na cidade de Surabul (pronuncia-se Sarabol), na região da Silla. 4 - Quando foi criado? R.: Há aproximadamente 2000 anos. 5 - Qual o antigo nome do TAEKWONDO? R.: TAEKYON. 6 - Quem fundou o TAEKWOND0? R.: General Kim Yu Shin. 7 - Quem trouxe o TAEKWONDO para o Brasil? R.: Mestre Sang Min Cho – 7° Dan – São Paulo (Academia Liberdade), em julho de 1970. 8 - Quais os Princípios do Taekwondo? R.: Cortesia, Integridade, Perseverança, Autocontrole e Espírito Indomável. 9- O que foi o Hwarando? R.: Um grupo de guerreiros que realizaram um treinamento físico/espiritual com o objetivo de unificar a Coréia. 10 - Quais os Princípios do Hwarando? R.: Obediência ao Rei, Respeito aos Pais, Lealdade para com os amigos, Nunca recuar ante ao inimigo, Só matar quando não houver alternativa. 12 - Quem é o atual presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo? R.: Grão-Mestre Yong Min Kim- 9°Dan. 13- Qual o nome do seu professor? R.EDYOLÍMPIO LINS E ELVIS RICARDO: 14- Qual o nome do seu mestre? R.: Mestre EDMAR RICARDO– Faixa Preta 4° Dan – Taekwondo
ResponderExcluirÉ DEVER DO ALUNO:
ResponderExcluir1. Manter a motivação pessoal durante os treinos, competições e eventos; 2. Procurar ajudar aos companheiros de equipe e desenvolver “espírito de grupo”; 3. Informar à Equipe Técnica sobre suas atividades que possam vir a influenciar, positiva ou negativamente, no seu desempenho; 4. Manter hábitos saudáveis como: dormir cedo, alimentar-se bem, não fumar, evitar bebida alcoólica, principalmente no período de competição; 5. Procurar um médico em casos de lesões ocorridas durante ou fora do treinamento a fim de poder dar continuidade ao seu treinamento; 6. Não participar de qualquer evento ou treinamento sem a prévia autorização da Equipe Técnica; 7. Manter-se dentro dos limites de peso de sua categoria, principalmente em período que antecedem às competições; 8. Difundir, defender e honrar o nome de sua Equipe, seu Professor e seu Mestre; 9. Respeitar todas as autoridades envolvidas em seu treinamento ou nos eventos, tais como: Dirigentes, Árbitros, Mestres, Professores, Equipe Técnica, Adversários, Auxiliares e etc.; 10. Permanecer junto à Equipe, mesmo em caso de insucesso pessoal; 11. Comparecer aos treinamentos; 12. Respeitar as determinações da Equipe Técnica; 13. Levar ao conhecimento da Equipe Técnica quaisquer informações referentes à Equipe que possam interferir no desempenho da mesma; 14. Manter suas mensalidades em dia; 15. Freqüentar as aulas sempre trajando o Dobok (uniforme de treinamento); 16. Obedecer às regras da Equipe e do Taekwondo;
NÃO SERÁ PERMITIDO:
(a) A participação no treinamento de atletas que não façam parte da Equipe, salvo por autorização expressa da Equipe Técnica; (b) Nenhum tipo de ofensa, discriminação ou indisciplina com qualquer membro da equipe; (c) O uso de qualquer meio ilícito com o intuito de melhorar a desempenho, drogas, diuréticos ou dietas “nazistas” a fim de manter seu peso: (d) Nenhum tipo de atitude ou concorrência pessoal que possa vir a atrapalhar a Equipe;
O ATLETA QUE NÃO CUMPRIR ESTE REGULAMENTO, AS ORIENTAÇÕES DA EQUIPE TÉCNICA E AS REGRAS DO TAEKWONDO ESTARÃO SUJEITO A:
(a) Advertência; (b) Suspensão; (c) Exclusão da Equipe.
Os casos omissos serão resolvidos pela Equipe Técnica.
TAEGEUK
ResponderExcluirOs TAEGEUKs simbolizam o céu e a terra, a magnificência do universo. A posição TAEGEUK é o movimento que mostra o princípio da filosofia universal, baseando-se na teoria do positivo e negativo de TAEGEUK. As Linhas de movimento também se baseiam nos PARLGYE (oito GYE), onde são explorados todas as posições de defesa, ataque, avanço, recuo, velocidade, intensidade de força. O essencial dessa posição está na exatidão e velocidade da respiração e movimento, a mudança rápida e correta do centro de equilíbrio, onde temos a aplicação da filosofia universal TAEGEUK.
Tae Geuk é o símbolo sobre a regra científica da criação do universo e da maneira de viver do homem. A palavra significa: TAE – Início e GEUK – Infinito.
O Tae Geuk é formado da junção do Mu-Geuk ( círculo ), Yang I ( curva em vermelho e azul ) e seus Parl Gues ( oito trigramas de harmonia da natureza ).
1. Tae Geuk – Luz, centralização do universo e da vida.
2. Um Geuk – Força, raiz da vida.
3. Yang I – Movimento de evolução do universo e da vida humana como combinação entre a força positiva e a negativa ou entre a matéria e a não-matéria.
Os três são formados em um só.
4. Parl Gue – São os oitos trigramas (céu, satisfação, fogo (sol), trovão, vento, água, montanha e terra) da natureza com o Tae Geuk que cria harmonia e desenvolve os acontecimentos do universo. Quando o traço é maior significa positivo e menor negativo.
Histórico
No século 35 a.C. no reino de Sin Si, o príncipe Bok-He, caçula (12º filho do rei Te Ui), recebeu sabedoria através de três espíritos ( Hwan In, Hwan Um e Hwan Gum – formadores da península da Coréia ) e o Parl Gue no templo onde rezava para Dan Gun ( Fundador da Coréia ). Na sua profissão era especialista em chua e natureza – desenhou Ra-Do (um dragão que sai do Rio Hwang Ra na China carregando o sol, a lua e as estrelas). Assim foi criado o Tae Geuk e o Parl Gue que mais tarde foram desenvolvidos e completados pelos sábios Moon, Ju Gong, Gong Ja e Il Bu Kim.
FUNDAMENTO
O Poonse é fruto científico da história e de acontecimentos de 5 mil anos de existência da Coréia. Pode-se observar e, sua parte técnica que o Kyorugui é a aplicação do Poomse na prática. Mesmo na teoria, pode-se descobrir uma maneira de agir do Poomse. Podemos finalizar dizendo que o Poomse do Taekwondo é um modo de se executar movimentos com a utilização de métodos, obtendo assim o aperfeiçoamento físico e mental.
Regras Estrutura dos combates:
ResponderExcluirAs lutas oficiais da modalidade são disputadas em 3 rounds de 2 minutos por um minuto de descanso. Cada atleta entra em quadra acompanhado do seu técnico, bem como munido dos devidos equipamentos de proteção, obrigatórios em quaisquer competições do desporto.
As quadras em que acontecem as lutas são feitas de material emborrachado e antiderrapante, medem 10X10m.
A diferenciação dos atletas é feita através das cores azul e vermelha, destacadas nos protetores de tórax dos oponentes: um deles usa azul e o outro vermelho.
Os responsáveis pela marcação de pontos são os três árbitros laterais, que dispostos em posição de triângulo ao redor da quadra, atribuem pontos aos competidores conforme sua interpretação dos acontecimentos da luta. Ao juiz central, que se movimenta todo o tempo pela quadra, procurando acompanhar de perto todos as ações dos atletas, cabe a mediação da luta, bem como a aplicação das penalidades por atos ilegais cometidos. A soma de pontos é cumulativa durante os 3 rounds, e ao final do combate vence o atleta que obtiver mais pontos, já descontadas as advertências ou faltas com as quais o atleta eventualmente possa ter sido punido.
Golden Point: Caso no final do combate o resultado final de pontos dos atletas for igual, ocorre o empate, logo os atletas disputarão um 4º round, onde o atleta que fizer o primeiro ponto será o vencedor do combate. Caso não ocorra o ponto, o 4º round será avaliado pelos árbitros e juiz da competição, eles tomaram a decisão unânime do combate.
Além disso, é importante esclarecer que nos confrontos de Taekwondo as disputas acontecem entre atletas da mesma categoria, definidas em função dos fatores: sexo, idade, peso e graduação.
A Pontuação:
ResponderExcluirA despeito do significado da palavra Taekwondo, que traduzida significa "o caminho dos pés e das mãos", nas competições do desporto o que geralmente garante a obtenção de pontos são as técnicas desferidas com os pés - os chutes.
Obs: técnicas de mão (socos) também podem consignar pontos, entretanto, as dificuldades impostas pela regra para que estes pontos sejam devidamente validados praticamente inviabilizam sua utilização pelos atletas como melhor forma de conquista de pontos.
Porém, os braços desempenham um papel essencial no decorrer de toda a luta: servem como forma de bloqueio e/ou defesa contra os golpes do adversário.
Sobre a utilização de técnicas de mão no Taekwondo, é ainda essencial acrescentar que a área do corpo onde é permitida a aplicação desta técnica se limita ao tronco do adversário, sendo as área do rosto e do pescoço totalmente proibidas à execução de quaisquer tipos de ataque utilizando-se de outra parte do corpo que não os pés.
Portanto, consignam pontos nas competições de Taekwondo os chutes que atingem o protetor de tronco ou a cabeça do oponente com relativa quantidade de força (critério de decisão sobre esta quantidade de força fica a cargo da arbitragem), nas áreas destinadas a pontuação. A saber, estas áreas são: no protetor de tórax, e na cabeça, a face e a lateral, das orelhas para frente.
Chute na cabeça é computado 2 pontos, chute na parte do tronco é computado 1 ponto.
OBS: Se o atleta receber um golpe, seja ele na cabeça ou no tronco, e o mesmo necessite da abertura de contagem pelo juiz central, ao término da contagem (10 segundos) é acrescentado 1 ponto extra para o atleta que aplicou o golpe.
Nocaute:
O nocaute ocorre da seguinte forma, caso o atleta que recebeu o golpe válido, não consiga se recompor ao estado normal de combate em 10 segundos, o mesmo automaticamente será derrotado por NOCAUTE.
As penalidades:
Atos ilegais cometidos durante o combate podem ser punidos com advertência ou com uma falta (que debita 1 ponto do placar do atleta). Duas advertências recebidas somam 1 ponto perdido. A decisão sobre aplicar uma advertência ou uma falta ao atleta que comete uma irregularidade depende da interpretação do juiz central sobre a gravidade do ato. Qualquer atleta que venha a cometer um números de faltas e/ou advertências que somadas equivalham a 4 pontos perdidos, ele será sumariamente desclassificado da competição.
São infrações de punição:
• Cometer atos classificados como anti-luta;
• Empurrar;
• Agarrar;
• Dar as costas ao atleta adversário;
• Fugir do combate;
• Lançar-se ao solo;
• Segurar o adversário no clinch procurando evitar o combate;
• Socar o oponente no rosto;
• Atingir o oponente com golpes abaixo da linha da cintura.
Pela nossa história ( Taekwondo no Brasil ) o POOMSE, terminologia atualmente usada para FORMA é também conhecida como HYONG ou TURL.
ResponderExcluirA antiga lei do oriente era similar ao Código de Hamurabi, “olho por olho, dente por dente”, e era rigorosamente praticada, durante um combate, mesmo quando a morte era acidental. Neste tipo de ambiente e desde o presente sistema de combate livre ainda não tem sido desenvolvido, era impossível para um estudante de artes marciais praticar ou testar sua habilidade individual de ataque e defesa se - não contra um verdadeiro oponente. A evolução individual era certamente obstruída, até uma praticante criar sua primeira FORMA (POOMSE).
As FORMAS eram movimentos fundamentais variados a maioria dos quais representando ou técnica de ataque ou de defesa, constituindo uma seqüência lógica e definida.
O estudante praticava sistematicamente com vários oponentes imaginários em diversas situações usando todas ferramentas de ataque e bloqueio possíveis em diferentes direções. Estas práticas de formas capacitam o estudante a treinar muitos movimentos fundamentais em série, desenvolver técnicas de combate, melhorar a flexibilidade dos movimentos, condicionar o físico, desenvolver músculos, controlar a respiração, desenvolver movimentos fluidos e suaves e ganhar ritmicidade dos movimentos.
Capacitava também o estudante a adquirir determinadas técnicas especiais que não poderiam ser obtidas por outro exercício básico ou de combate. Uma FORMA pode ser comparada a uma unidade tática se o movimento for um treino individual de um soldado ou a um alfabeto se o movimento for comparado a um treino individual de uma letra.
De acordo com a forma, a razão de todos os movimentos é uma série de combate, teste de potência, proeza e beleza. Embora o combate possa meramente indicar que o oponente é mais ou menos avançado, os POOMSE são um barômetro mais crítico na evolução das técnicas individuais. A posição é de grande importância, pois é uma técnica científica de ataque e defesa, que se baseia no movimento de todos componentes do organismo. Seu treino consiste em movimentos dentro de um diagrama, em várias direções com adversários imaginários em todas as direções. É muito importante que se habitue a posições corretas desde o início. Desenvolvido a partir de uma base científica de constituição muscular e óssea, associados à intensidade de força aplicada, exige-se muito esforço e tenacidade na prática dos POOMSE.
Os seguintes pontos deverão ser considerados durante a prática do POOMSE:
1. O POOMSE deverá iniciar e terminar exatamente sobre a mesma marca. Isto indicará a acuidade dos movimentos do praticante;
2. A correta postura e expressão facial deverão ser mantidas por todo o tempo;
3. Os músculos do corpo deverão ser tencionados ou relaxados de acordo com os momentos críticos do exercício;
4. O exercício deverá ser realizado com movimentos rítmicos e com leveza;
5. Os movimentos deverão ser acelerados ou desacelerados de acordo com o padrão do POOMSE em exercício;
6. Cada POOMSE deverá ser realizado com perfeição antes de passar para o próximo estágio;
7. Os estudantes deverão conhecer a finalidade de cada movimento;
8. Os estudantes deverão realizar cada movimento com realismo;
9. As técnicas de ataque e defesa deverão ser igualmente distribuídas entre os pés e as mãos.
TAEGUK
ResponderExcluirOs TAEGUKs simbolizam o céu e a terra, a magnificência do universo. A posição TAEGEUK é o movimento que mostra o princípio da filosofia universal, baseando-se na teoria do positivo e negativo de TAEGEUK. As Linhas de movimento também se baseiam nos PARLGYE (oito GYE), onde são explorados todas as posições de defesa, ataque, avanço, recuo, velocidade, intensidade de força. O essencial dessa posição está na exatidão e velocidade da respiração e movimento, a mudança rápida e correta do centro de equilíbrio, onde temos a aplicação da filosofia universal TAEGEUK.
Tae Guk é o símbolo sobre a regra científica da criação do universo e da maneira de viver do homem. A palavra significa: TAE – Início e GEUK – Infinito.
O Tae Guk é formado da junção do Mu-Geuk ( círculo ), Yang I ( curva em vermelho e azul ) e seus Parl Gues ( oito trigramas de harmonia da natureza ).
1. Tae Guk – Luz, centralização do universo e da vida.
2. Um Guk – Força, raiz da vida.
3. Yang I – Movimento de evolução do universo e da vida humana como combinação entre a força positiva e a negativa ou entre a matéria e a não-matéria.
Os três são formados em um só.
4. Parl Gue – São os oitos trigramas (céu, satisfação, fogo (sol), trovão, vento, água, montanha e terra) da natureza com o Tae Guk que cria harmonia e desenvolve os acontecimentos do universo. Quando o traço é maior significa positivo e menor negativo.
Histórico
No século 35 a.C. no reino de Sin Si, o príncipe Bok-He, caçula (12º filho do rei Te Ui), recebeu sabedoria através de três espíritos ( Hwan In, Hwan Um e Hwan Gum – formadores da península da Coréia ) e o Parl Gue no templo onde rezava para Dan Gun ( Fundador da Coréia ). Na sua profissão era especialista em chua e natureza – desenhou Ra-Do (um dragão que sai do Rio Hwang Ra na China carregando o sol, a lua e as estrelas). Assim foi criado o Tae Guk e o Parl Gue que mais tarde foram desenvolvidos e completados pelos sábios Moon, Ju Gong, Gong Ja e Il Bu Kim.
FUNDAMENTO
O Poomse é fruto científico da história e de acontecimentos de 5 mil anos de existência da Coréia. Pode-se observar e, sua parte técnica que o Kyorugui é a aplicação do Poomse na prática. Mesmo na teoria, pode-se descobrir uma maneira de agir do Poomse. Podemos finalizar dizendo que o Poomse do Taekwondo é um modo de se executar movimentos com a utilização de métodos, obtendo assim o aperfeiçoamento físico e mental.
Seguem abaixo os vídeos dos Tae Guk e Poom-se que podem ser usados como referência para os treinamentos.
ResponderExcluirTae Guk's:
1º Tae Guk Il Jang: Representa o símbolo do "keon", um dos 8 Kwaes (sinais divinos), que significa o "positivo e o negativo". Como o "keon" simboliza o começo da criação de todas as coisas no universo, recomendamos o Teguk il jang no treinamento de Taekwondo. Esse poom-se é caracterizado pela sua facilidade na pratica, que consiste na sua maior parte de fazer as ações básicas, como are-maki, montong maki, montong dirgui, e ap-tchagui. O aluno do 8º Gub pratica esse poom-se.
2º Tae Guk I Jang: Simboliza o "Tae", um dos 8 sinais divinos, que significa a firmeza e a suavidade externa. Uma introdução de olgul-maki é um novo desenvolvimento desse poom-se. As ações de aptchagui aparecem mais freqüentemente do que no Teguk Il Jang. O aluno de 7º Gub pratica esse poom-se.
3º Tae Guk Sam Jang: Simboliza o "Ra", um dos 8 sinais divinos, que representa "quente e resplandecente". Isso encoraja o aluno a abrigar um senso de justiça e ardor pra treinar. Uma realização bem sucedida desse poom-se dará ao aluno uma promoção a uma faixa verde com ponta azul. Novas ações como: han sonnal mok thigui e han sonnal iop maki. Esse poom-se é caracterizado pelas sucessivas defesas e ataques. É dada ênfase para os contra-ataques empregados contra o ataque do oponente. O aluno do 6º Gub pratica esse poom-se.
4º Tae Guk Sa Jang: Simboliza o "Jin", um dos 8 sinais divinos, que representa o grande poder do trovão e da dignidade. Os novos movimentos são: sonnal montong maki, pyon son cut seo thirgui, jebi poom mok thigui, yop tchaqui, montong bacat maki e dung jumok olgul ap thigui. Em vários movimentos usamos a base duit kub caracterizando assim esse poom-se. O aluno do 5ºGub pratica esse poom-se.
5º Tae Guk Oh Jang: Simboliza o "Son", um dos 8 sinais divinos, que representa o vento, significando tanto uma força potente quanto a tranquilidade de acordo com sua força e fraqueza. Novos movimentos são: me jumok nerio tchigui, palkup dolio tchigui, iop tchamio iop dirugui e palkup pyo jok tchigui. Também é caracterizado pelas sucessivas defesas de montong maki e are maki. Os alunos do 4º gub praticam esse poom-se.
6º Tae Guk Yuk Jang: Simboliza o "Kam", um dos 8 sinais divinos, que representa a agua, significando um continuo fluxo e suavidade. Novos movimentos são: han sonnal pitrô maki, olgul bacat maki, are retchiô maki e batang son montong maki. Deve-se ter cuidado para fazer com que o pé do chute termine no ponto certo apos o dolio-tchagui, a palma da mão do batang son montong maki, deve ficar na altura do peito, no han sonnal pitrô maki virar bem o tronco para o lado oposto da perna da frente, sem levantar o calcanhar de trás. Ele é praticado pelo aluno do 3º gub.
7º Tae Guk Chil Jang: Simboliza o "Kan", um dos 8 sinais divinos, que representa a montanha, significando ponderação e firmeza. Novos movimentos são: sonnal are maki, batang son gudurô montong maki, montong rethio maki, iop dirgui, murup tchigui, gauí maki, du jumok jetchio dirgui, otgorô are maki, ding jumok bacat tchigui e bo jumok. Uma conexão refinada de movimentos é importante para treinar esse poom-se. Os alunos de 2º gub praticam esse poom-se.
8º Tae Guk Pal Jang: Simboliza o "Kon", um dos 8 sinais divinos, que representa o "yin" e a Terra, significando a origem e a povoação e também o começo e o fim. Novos movimentos são: goduro montong maki, eu santul maki, dangyo tuk tchigui e goduro are maki. Esse é o ultimo dos 8 Teguk, que poderá permitir ao aluno passar pelo exame de promoção ao 1º Dan (faixa preta).
Poom-se's:
Koryo Poom-se
Keumgang Poom-se
Taebeak Poom-se
Pyongwon Poom-se
Hansu Poom-se
Chonkwon
Sipjin Poom-se
Jitae Poom-se
Ilyeo Poom-se
Fontes: artigos de bang.com.br e taekwondosp.com.br e vídeos do Youtube
1 - O que é o TAEKWONDO? R.: Arte Marcial de ataques e defesas com os pés e as mãos. 2 - O que significa a palavra TAE KWON DO? R.: TAE = Pés KWON = Mãos DO = Caminho, portanto: "Caminho dos pés e das mãos". 3 - Onde foi criado o TAEKWONDO? R.: Na Coréia, na cidade de Surabul (pronuncia-se Sarabol), na região da Silla. 4 - Quando foi criado? R.: Há aproximadamente 2000 anos. 5 - Qual o antigo nome do TAEKWONDO? R.: TAEKYON. 6 - Quem fundou o TAEKWOND0? R.: General Kim Yu Shin. 7 - Quem trouxe o TAEKWONDO para o Brasil? R.: Mestre Sang Min Cho – 7° Dan – São Paulo (Academia Liberdade), em julho de 1970. 8 - Quais os Princípios do Taekwondo? R.: Cortesia, Integridade, Perseverança, Autocontrole e Espírito Indomável. 9- O que foi o Hwarando? R.: Um grupo de guerreiros que realizaram um treinamento físico/espiritual com o objetivo de unificar a Coréia. 10 - Quais os Princípios do Hwarando? R.: Obediência ao Rei, Respeito aos Pais, Lealdade para com os amigos, Nunca recuar ante ao inimigo, Só matar quando não houver alternativa. 9°Dan. 13- Qual o nome do seu professor? R.EDYOLÍMPIO LINS E ELVIS RICARDO: 14- Qual o nome do seu mestre? R.: Mestre EDMAR RICARDO– Faixa Preta 4° Dan – Taekwondo
ResponderExcluirMudanças
ResponderExcluir